Integrantes do grupo Free Life, composto por rondonenses que participam da 6ª Gincana dos Jovens Lindeiros Ligados à Vida, cumpriram na tarde de quinta-feira (30) uma visita de conhecimento ao Núcleo Especial de Polícia Marítima (Nepom) da Polícia Federal (PF), na cidade de Guaíra.
Eles foram recepcionados pelos policiais federais Fabrício e Evandro, que apresentaram a estrutura do Nepom e expuseram sobre os trabalhos realizados pelas equipes em termos de patrulhamento, apreensões e prisões, e operações de combate aos crimes de contrabando, descaminho e tráfico de drogas.
A equipe de Marechal Cândido Rondon é coordenada por Sérgio Alfonso, profissional que atua na Secretaria Municipal de Assistência Social. Os jovens fazem parte da Guarda Mirim, enquanto outros são do Centro de Atendimento à Família (CAF).
Conforme Sérgio, os jovens estão fazendo as atividades de número três, que se refere a uma pesquisa sobre descaminho e contrabando, quatro, sobre o uso de drogas e entorpecentes, divulgação de material de sensibilização, criação de uma ação para sensibilização da comunidade sobre ter uma vida saudável, e cinco, com depoimento de superação.
Para o dia 7 de outubro está agendado um encontro entre os participantes dos nove municípios, com a realização de duas ações voltadas ao turismo. A etapa será realizada em Marechal Rondon.
O programa é realizado pelo Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu, com o apoio das secretarias municipais de Assistência Social, patrocínio da Agência de Desenvolvimento Cultural e Turístico da Região Cataratas do Iguaçu e Caminhos ao Lago de Itaipu (Adetur) e da Itaipu Binacional.









Com assessoria