Ford Ranger e Ecosport Set/2020
Copagril – Compras no Site
Marechal Neste sábado

Grupos Gesta e Maternar preparam brechó de roupas e acessórios

Coordenadoras do Gesta e Maternar, Adeliana Ricce e Gilvana Costa: “A participação no 2º brechó está aberta a toda comunidade, desde gestantes a mães, para conferir e adquirir as peças que serão disponibilizadas, além de conhecer mais sobre o trabalho dos grupos” (Foto: Joni Lang/OP))

Os grupos Gesta Rondon e Maternar promovem neste sábado (14) o 2º brechó de roupas e acessórios. A atividade será realizada das 14 às 19 horas, tendo por local o Pavilhão Alemão do Parque de Exposições de Marechal Cândido Rondon.

Em entrevista ao O Presente para divulgar o evento, as coordenadoras dos grupos, Adeliana Ricce e Gilvana Costa, salientam que o objetivo com a atividade é estimular a troca de experiências e produtos entre as mães, o desapego, bem como incentivar as mães empreendedoras a divulgar os trabalhos delas.

Casa do Eletricista – TORNEIRA PINGANDO

“A participação no 2º brechó está aberta a toda comunidade, desde gestantes a mães, para conferir e adquirir as peças que serão disponibilizadas, além de conhecer mais sobre o trabalho dos grupos Gesta Rondon e Maternar”, dizem.

Estarão à venda peças relacionadas aos desapegos das mães e pertences dos filhos, a exemplo de roupas e calçados das gestantes, além de roupas e acessórios dos filhos. “No dia também haverá participação das mães empreendedoras, que disponibilizarão seus produtos à venda, sendo eles laços para cabelo, bandanas, livros infantis, produtos naturais, de higiene, entre outros. Algumas vezes a feira não ocorre na forma de empresa, mas como forma de renda extra às mães”, acrescentam.

Elas enaltecem que nos meses de agosto a outubro desse ano foram unidas as agendas dos grupos Gesta e Maternar com o Grupo Gestação Consciente do Sesc. “Os resultados com a parceria foram muito bons, de maneira que desejamos formar agenda o ano todo com encontros quinzenais”, citam.

As reuniões dos grupos são realizadas às quintas-feiras, com algumas ações desenvolvidas aos sábados para as gestantes e mães que não conseguem estar presentes durante a semana. No entanto, para as 19h30 de hoje (10) está agendada palestra sobre o tema Educação Emocional, nas dependências da Associação Comercial e Empresarial (Acimacar), ministrada pela psicóloga Márcia Saar.

“Os encontros desse ano já foram encerrados e as atividades no decorrer do ano de 2020 iniciam na primeira quinzena de janeiro, com um piquenique em uma tarde de sábado. Já as reuniões estão previstas para serem iniciadas no mês de fevereiro”, completam.

 

GRUPOS

No ano de 2016 surgiu o grupo de apoio Gesta Rondon, com o intuito de informar e incentivar as mulheres de Marechal Rondon a buscarem informações sobre o parto natural e sobre a humanização do parto, com base em evidência científica.

A finalidade do grupo é ser parte de uma rede de apoio para que as mulheres tenham confiança em si mesmas sobre o período gestacional e nascimento, priorizando sempre os estudos com evidências científicas. Hoje o grupo conta com a participação de em torno de 100 mulheres.

Paralelo a isso, em 2018 foi criado um novo grupo de apoio, com o nome de Maternar, com a intenção de incentivar a maternagem consciente. No grupo há trocas de experiência, apoio mútuo e repasse de informação sobre amamentação, criação com apego, educação perinatal, comunicação não violenta, entre outros. Atualmente o grupo é composto por cerca de 130 mães. Os grupos são integrados por rondonenses, além de moradores de outros municípios da microrregião.

Mais informações sobre os grupos podem ser encontradas nas fanpages Brechó Gesta e Maternar Rondon, Gesta Rondon e Maternar Rondon.

 

O Presente

TOPO