Fale com a gente

Marechal

Habitação rondonense terá investimento superior a 30 milhões de reais

Publicado

em

 

Ademir Herrmann

 

Uma lei sancionada na manhã desta quarta-feira pelo prefeito de Marechal Cândido Rondon, Moacir Froehlich, garantirá investimento superior a 30 milhões de reais para a construção de 366 casas populares na sede do município.

Foi sancionada a lei que modifica em parte o Plano Diretor do Município, propiciando que uma chácara localizada na região da Linha Peroba deixe de ser considerada rural para integrar a expansão urbana.

Na área em questão serão construídas 366 unidades habitacionais, preferencialmente para os funcionários da Cooperativa Agroindustrial Copagril que ainda sonham com a casa própria.

A sanção da lei feita pelo prefeito Moacir Froehlich aconteceu na sala de reuniões do gabinete do Paço Municipal e foi acompanhada por várias outras autoridades, dentre elas o vice-prefeito Silvestre Cóttica, diretor do Plano Diretor.

Também prestigiaram o ato os vereadores João Marcos Gomes, Arlen Güttges e Mari Turmina, secretários municipais, representantes da Cohapar, da Copagril, do proprietário da área e da construtora que viabilizará os imóveis residenciais.

No último mês de abril, a Copagril foi a primeira cooperativa do Paraná a assinar protocolo de intenções para participar de um projeto inédito no Estado e no País: uma parceria público-privada para a construção de um Conjunto Habitacional.

Envolvendo Cohapar, Copagril, Caixa Econômica Federal e Prefeitura, o projeto do Conjunto Habitacional foi concebido de uma forma inédita, contendo uma avenida, lotes para atividades comerciais e 366 casas diferenciadas entre si.

A considerar o período eleitoral e também a burocracia existente, incluindo a necessidade de mudanças no Plano Diretor, houve certo contratempo, no entanto, uma nova etapa foi vencida.

A área escolhida é de propriedade do empresário Osvino Ricardi, o qual já garantiu que não haverá empecilho para a negociação com a Caixa econômica Federal, a fim de disponibilizá-la para o empreendimento.

Presente no encontro, o gerente do escritório Regional da Cohapar, em Cascavel, Odejalma de Moura Cordeiro, deu detalhes a respeito do projeto que está sendo colocado em prática na cidade de Marechal Cândido Rondon.

Segundo ele, os recursos para as construções das unidades são provenientes do FGTS Fundo de Garantia por Tempo de Serviço o interessado não poderá ter restrições ao seu nome e o financeiro abrange vários anos para a devolução mensal.

Por sua vez, o gerente do Frigorífico de Aves da Copagril, Adolir Weber, o Kinha, disse estar ciente da burocracia para superar esta etapa e agradeceu o empenho da administração municipal, da Câmara de Vereadores, da Cohapar e da Caixa Econômica Federal para viabilizar o empreendimento.

Já o prefeito Moacir Froehlich se mostrou realizado com o projeto e garantiu que não foi uma tarefa fácil modificar o Plano Diretor, já que houve a necessidade de analisar uma série de aspectos legais.

Observando que a chácara escolhida para abrigar o Conjunto Habitacional não é Área de Proteção Permanente, ou seja, não afeta questões ambientais, a melhor alternativa foi considerá-la urbana, completou o prefeito rondonense.

Copyright © 2017 O Presente