Fale com a gente

Marechal Sucessão

Hoje é o último dia para inscrição de chapa à eleição da Acimacar

Publicado

em

Presidente da Acimacar, Gerson Froehner: “Não sei sobre outra chapa, mas a tendência é de que o atual 1º vice-presidente, Ricardo Leites, seja o candidato e presidente pelo seu nome ser trabalhado há algum tempo” (Foto: Joni Lang/OP)

 

Os empresários filiados à Associação Comercial e Empresarial de Marechal Cândido Rondon (Acimacar) estarão reunidos em assembleia geral ordinária no próximo dia 04, às 18h30, na sede da entidade, para deliberar sobre a prestação de contas, apresentação e votação de relatórios, assim como para eleição e posse da diretoria para a gestão 2019/2020.

Conforme o presidente da Acimacar, Gerson Froehner, a inovação para esta assembleia é o horário das 18h30 para que mais associados possam acompanhar a prestação de contas e participar da eleição da nova diretoria, que deve ter como candidato a presidente o arquiteto Ricardo Leites de Oliveira. Para tanto, o prazo para inscrição de candidatos aos cargos segue aberto até as 18 horas desta sexta-feira (29). Já a posse festiva da diretoria será realizada em evento agendado para as 20 horas de 06 de abril, tendo por local o Clube Concórdia.

“Não sei sobre outra chapa, mas a tendência é de que o atual 1º vice-presidente, Ricardo Leites, seja o candidato e presidente pelo seu nome ser trabalhado há algum tempo. Ele vem se preparando para exercer a presidência, o que, no entanto, não impede a apresentação de outra chapa”, expõe Froehner, que acrescenta: “Procuramos apresentar o nome de alguém para dar continuidade nas ações e isso vem sendo alinhado há algum tempo. O Ricardo Leites me acompanha e trabalha para conhecer o funcionamento da Acimacar com a ideia de que os projetos tenham sequência e sejam melhorados”.

 

BALANÇO

No balanço dos trabalhos, Froehner lembra que na primeira gestão da qual foi presidente, 2017/2018, o principal desafio foi trabalhar a inovação e a formação de lideranças, com entrada natural no fortalecimento das empresas. “Um grande desafio foi após a troca de prefeitos, pois houve mudança na legislação dos convênios, o que gerou aprendizado com o novo modelo. Na nossa primeira gestão observamos que tanto os projetos dos empresários como os da entidade em termos de parcerias não puderam ser formalizados por uma questão de legalidade, então sofremos com isso também. O rompimento desse sistema foi delicado”, expõe.

Outro ponto envolveu a crise econômica, que também foi um período difícil. A entidade, segundo o presidente, realizou campanhas para fortalecer o comércio no município e trazer segurança ao consumidor no que tange às feiras itinerantes. “Não com o intuito de impedir, todavia buscar boa qualidade na alimentação, produtos e higiene para atender melhor o consumidor final”, menciona.

Froehner salienta que membros da diretoria e da Acimacar participaram de manifestos em nível de entidade e de Estado. “Fomos a Curitiba e Foz do Iguaçu, onde toda comunidade paranaense foi solidária com a questão da urgência na liberação de recursos visando à continuidade das obras de duplicação da BR-163 no trecho Toledo a Marechal Rondon. A finalidade era sensibilizar os governantes a se empenhar pela conquista desses recursos”, salienta.

 

CINQUENTENÁRIO

No dia 07 de abril de 2018 a Acimacar viveu seu momento de auge, quando completou 50 anos de atividades. “Abrimos o ano do cinquentenário com várias ações desenvolvidas desde abril do ano passado, através da coordenação-geral de Josué Maioli. Trabalhamos os eixos ambiental, educacional e empreendedorismo com alunos do 9º ano, bem como a questão dos associados. Trouxemos mais de 600 associados para conhecer a entidade, estrutura e serviços”, enaltece o presidente.

Ele menciona que o projeto de empreendedorismo resultou em enorme projeção na convenção anual da Federação das Associações Comerciais, Industriais e Agropecuárias do Paraná (Faciap). “Outra repercussão é que o prefeito Marcio Rauber está na final estadual do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor. Acredito que a parceria entre prefeitura e Acimacar foi crucial para que ele alcance a possibilidade de concorrer ao prefeito que mais investiu no empreendedorismo em todo o Estado”, pontua.

Um trabalho apoiado desde 2017, já na primeira gestão do atual presidente, foi a liderança e no caso do Conselho do Jovem Empreendedor (Cojem) vem surtindo resultados muito positivos. “O nosso Cojem possui representatividade muito forte na Faciap, em nível de Estado. Apoiamos muito esse trabalho nos dois anos e o reconhecimento está vindo”, destaca Froehner.

Segundo ele, outra questão envolveu a paralisação dos caminhoneiros em maio de 2018. “Acho que conseguimos atender ao desejo dos associados que tinham certa restrição, contudo entenderam nosso posicionamento por não nos envolvermos direto na mobilização. Neste sentido, buscamos alternativas junto às autoridades e a quem competia resolver”, pontua.

O presidente destaca que uma das bandeiras históricas da Acimacar é a cobrança de pautas políticas. Uma delas foi conquistada ano passado, com a construção da terceira faixa na Serrinha em direção à Vila Curvado. “A construção do Contorno Oeste é uma das prioridades, mas a obra se encontra parada por decisão do Governo do Estado. A obra no Contorno Sul (Anel Viário) poderia ter sido iniciada, mas penso que o governo vai reavaliar. Estamos atentos a estas e outras demandas, especialmente no que tange à segurança pública, através da manutenção do Batalhão de Polícia de Fronteira no município e construção da sede definitiva em Marechal Rondon”, conclui Froehner, mostrando-se satisfeito com o trabalho e os projetos realizados pela atual diretoria.

 

O Presente

Copyright © 2017 O Presente