Fale com a gente

Marechal Grande demanda imobiliária

Margarida, o distrito rondonense que se destaca pelo constante crescimento

Publicado

em

(Foto: O Presente)

“O Presente na Comunidade”

O projeto “O Presente na Comunidade”, estreado em dezembro, tem a finalidade de mostrar à população rondonense as comunidades do município, que recebem a visita da reportagem do jornal. O objetivo é dar voz e vez às lideranças e cidadãos destas localidades para que falem sobre projetos, atividades desenvolvidas entre outras iniciativas que acontecem nos bairros e distritos de Marechal Cândido Rondon.

 

DISTRITO DE MARGARIDA

Distante aproximadamente 14 quilômetros da sede de Marechal Cândido Rondon, o distrito de Margarida se destaca como uma localidade em constante crescimento. O acesso à comunidade se dá através do Anel Viário, contando com pavimentação asfáltica desde a saída da cidade até a chegada ao distrito.

Ao longo dos anos, Margarida foi crescendo e se expandindo, e basta passar pelo distrito para se deparar, por exemplo, com a vasta gama de comércios e prestadores de serviços que lá se instalaram. Posto de combustíveis, farmácia, mercado, lojas de confecções, mecânica, loja de material de construção, além de conveniências, entre outros estão disponíveis para a população, aumentando a autossuficiência do distrito, quando se trata em oferecer produtos aos moradores.

Além da gama comercial, Margarida conta com a Escola Municipal Costa e Silva, que atende os alunos das séries iniciais, bem como o Colégio Estadual do Campo Margarida, destinado aos alunos do Ensino Fundamental e Ensino Médio. No quesito saúde, os moradores estão assistidos pela Unidade Estratégia de Saúde da Família Margarida.

 

ASSOCIAÇÃO RECREATIVA E CULTURAL COMUNITÁRIA CORINTHIANS

Tradicional e muito conhecida no distrito de Margarida, a Associação Recreativa e Cultural Comunitária Corinthians, ou Clube Corinthians, é uma das instituições que estão à disposição da comunidade.

A atual diretoria está em suas atividades há aproximadamente dois anos, tendo como presidente Milton Wenzel e vice-presidente Marcio Jorge Chapla. Atualmente, o Clube Corinthians serve como ponto de encontro para atividades desenvolvidas pelos veteranos do futebol, além do clube feminino, que fazem parte da Liga Rondonense, representando Margarida nos campeonatos de Marechal Rondon. Outra entidade que utiliza a associação é o clube de mães, grupo de idosos e o clube do bolão, nas categorias masculino e feminino.

O Corinthians promove durante o ano várias atividades com a intenção de angariar fundos para a melhoria do salão. “O dinheiro arrecadado nas promoções e movimentado pela associação são para melhorias do salão. Nenhuma promoção tem fins lucrativos”, pontua Chapla. Segundo ele, as instituições que fazem uso do local auxiliam nas promoções para a melhoria de um espaço que é usado por todos.

O vice-presidente diz que muitas melhorias precisam ser feitas no clube, entre elas colocação de forro e climatização. “O dinheiro angariado pelas próximas promoções será para esse fim”, informa.
Dentre os eventos tradicionais de Margarida, Chapla aponta a Festa do Leitão à Pururuca, que se tornou prato oficial do distrito. Essa festa é realizada sempre no último fim de semana de agosto. Ele comenta que toda a comunidade participa da organização do evento. Além da Festa do Leitão à Pururuca, o clube recebe tradicionais bailes, além de ser utilizado em reuniões e confraternizações.

Clube Corinthians, tradicional associação de Margarida (Foto: O Presente) 

 

 

PROCURA POR IMÓVEIS

Chapla menciona que muitas pessoas têm procurado imóveis e terrenos em Margarida, tendo em vista que em áreas rurais os imóveis podem ser adquiridos por um valor menor que na cidade. “Até um tempo atrás tinha bastante casa para alugar, mas hoje em dia é difícil de encontrar casa vazia. Existem casos de pessoas que adquiriram imóvel em Margarida e vêm diariamente para a sede de Marechal trabalhar”, relata.

Vice-presidente da Associação Recreativa e Cultural Comunitária Corinthians, Marcio Chapla: “Até um tempo atrás tinha bastante casa para alugar, mas hoje em dia é difícil encontrar casa vazia” (Foto: O Presente) 

 

ESCOLA MUNICIPAL COSTA E SILVA

Inserida na comunidade, a Escola Municipal Costa e Silva é uma das instituições que fazem parte de uma engrenagem que possibilita o distrito funcionar e prosperar. Para a diretora Giana Konzen Mass, a educação precisa estar também fora das paredes da escola. “A escola precisa abraçar a comunidade e eu acho bem importante e válido, porque as crianças vêm para nós e elas são frutos de Margarida, então temos que ter um olhar diferenciado para a comunidade”, enaltece.

Giana relata que quando a escola realiza promoções e rifas, a comunidade abraça a causa e auxilia a instituição nessas ações. “Na nossa rifa de Natal, as crianças foram para as casas e as pessoas que não têm um vínculo direto com a escola compravam, ajudavam, porque elas veem os resultados da nossa escola”, reconhece.

Diretora da Escola Municipal Costa e Silva, Giana Mass: “A escola precisa abraçar a comunidade e eu acho bem importante e válido, porque as crianças vêm para nós e elas são frutos de Margarida, então temos que ter um olhar diferenciado para a comunidade” (Foto: O Presente) 

Escola Municipal Costa e Silva oferece às crianças do distrito as séries iniciais (Foto: O Presente) 

 

 

CORRESPONDENTE FINANCEIRO

Dentre o comércio diversificado de Margarida está a Loja Family, de propriedade de Adelino Wonsoski. No estabelecimento os clientes encontram uma variedade de mercadorias no ramo da papelaria, vestuário, utilidades domésticas, além de produtos de cama, mesa e banho. “Nos esforçamos ao máximo para que as pessoas não precisem procurar as mercadorias em outros lugares”, expõe Wonsoski, lembrando que a loja está consolidada no distrito há 15 anos.

Na Loja Family a população local também conta com o serviço de correspondente bancário da Caixa Econômica Federal. “O correspondente da Caixa ajuda bastante, pois o pessoal de Margarida não precisa se deslocar até a sede de Marechal Rondon para pagar boletos, receber aposentadorias, efetuar depósitos e saques. Temos o correspondente há uns seis anos”, enaltece o empresário.

Proprietário da Loja Family, Adelino Wonsoski: “O correspondente da Caixa ajuda bastante, pois o pessoal de Margarida não precisa se deslocar até a sede de Marechal Rondon para pagar boletos, receber aposentadorias, efetuar depósitos e saques” (Foto: O Presente) 

 

MERCADO TRADICIONAL

Há 20 anos instalado no distrito, o Mercado Margarida mantém sua clientela ao longo de duas décadas. O proprietário, Remi Hatzenberger, conta que os clientes procuram seu estabelecimento. “As mercadorias que nós temos aqui possibilitam que a população de Margarida consiga suprir suas necessidades. Não tem como oferecer 100% da necessidade das pessoas, mas elas estão bem servidas”, frisa.

Proprietário do Mercado Margarida, Remi Hatzenberger: “As mercadorias que nós temos aqui possibilitam que a população de Margarida consiga suprir suas necessidades” (Foto: O Presente) 

Colégio Estadual do Campo Margarida oferta os ensinos Fundamental e Médio: alunos têm obtido ótimo desempenho nos últimos vestibulares (Foto: O Presente)

Praça do distrito de Margarida: local de lazer e recreação dos moradores (Foto: O Presente)

Unidade Estratégica Saúde da Família de Margarida oferece serviços de saúde pública à população do distrito (Foto: O Presente)

 

O Presente

 

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

Copyright © 2017 O Presente