O Hospital Rondon, de Marechal Cândido Rondon, conseguiu recentemente a liberação para a instalação temporária de dez leitos de unidades de terapia intensiva (UTIs) especificamente para atendimento de pacientes com Covid. A ala terá médicos 24 horas por dia, em regime de plantão.
“A princípio é um total de dez leitos de UTI. É o número que vamos trabalhar, em virtude de questões logísticas. Tivemos uma reunião com a Secretaria de Saúde do município e com a Vigilância Sanitária, solicitando liberação temporária de leitos de UTI, especificamente para atendimento de pacientes com Covid aqui no hospital, entendendo que já vínhamos prestando cuidados a pacientes graves e casos complexos há um bom tempo. Na sequência, após verificação conjunta com a 20ª Regional de Saúde, do local e da capacidade técnica instalada, obtivemos essa liberação”, comenta o diretor-técnico do Hospital Rondon, anestesista Eduardo Seyboth.
O hospital já contava com uma ala destinada para atendimentos de casos de coronarírus.
Atendimentos
Desde o início da pandemia já foram atendidas no Hospital Rondon 2.666 pessoas com síndrome respiratória. Destas, foram notificadas como suspeitas 1.361. São 100 internamentos de pacientes até aqui, sendo, destes, 67% com diagnóstico de Covid confirmado.
“A demanda por atendimentos no pronto socorro é alta. Desses pacientes que procuram atendimento, uma grande parte acaba sendo em decorrência da Covid ou de alguma síndrome respiratória”, menciona Seyboth.
Segundo ele, o Hospital Rondon está conseguindo atender os pacientes de forma adequada e segura. “Com o plano de contingenciamento desenvolvido em conjunto com toda a equipe técnica, estávamos preparados para escalonar os leitos de acordo com a necessidade. Portanto, estamos conseguindo atender os nossos pacientes de forma bastante adequada, com muita confiança, segurança e um feedback maravilhoso. Atualmente, estamos conseguindo, inclusive, atender pedidos de vaga da região inteira, até mesmo de Cascavel”, destaca.

Hospital Rondon passou a contar, recentemente, com dez leitos temporários de UTIs para atendimento específico de pacientes com Covid-19 (Foto: Divulgação)

Hospital Rondon dispõe de uma ala exclusiva para pessoas com sintomas de Covid e pacientes com a doença (Foto: Joni Lang/OP)
O Presente