Diferente dos outros anos, em 2020 a Semana Santa tem um novo cenário diante da pandemia do novo coronavírus e do isolamento social. Antes sempre lotadas, agora as igrejas estão vazias. Ainda assim, é possível celebrar a Páscoa acompanhando os ritos religiosos das paróquias e comunidades pelas redes sociais ou transmissão em emissoras de rádio.
A Paróquia Sagrado Coração de Jesus está transmitindo ao vivo suas celebrações pela própria página no Facebook. No Sábado de Aleluia, hoje (11), a missa inicia às 19 horas e no Domingo de Páscoa, amanhã (12), a partir das 08h30.
“Eu recomendo às pessoas que nos acompanharão nesses momentos a colocar uma cruz em destaque, fazer seu momento de adoração e beijar a cruz”, diz o padre Solano Tambosi.
Ele comenta que é em momentos como o atual que as transmissões das missas, já realizadas há cerca de seis meses pela Matriz Católica rondonense, se tornam fundamentais. “Neste momento o isolamento social é a melhor forma para lidar com o coronavírus. Este não deixa de ser um modo de sermos servos de todos, como diz o papa Francisco, cuidando uns dos outros”, destaca.
O importante, pontua o pároco, é refletir sobre a passagem da data.

Padre da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, Solano Tambosi: “O isolamento social não deixa de ser um modo de sermos servos de todos, como diz o papa Francisco, cuidando uns dos outros” (Foto: O Presente)
MISSAS PRESENCIAIS SEGUEM SUSPENSAS
O último decreto divulgado pela Prefeitura de Marechal Rondon autoriza a retomada de celebrações em templos religiosos. Conforme o decreto, as atividades religiosas de qualquer natureza, dada sua essencialidade, reconhecida pelo decreto federal nº 10.292/2020, que, porém, deverão obedecer às determinações da Secretaria de Estado da Saúde e do Ministério da Saúde, poderão acontecer, mas com redução de capacidade de lotação para 40% .
No caso da Igreja Católica de Marechal Rondon, conforme o padre André Mendes, decidiu-se que as celebrações presenciais continuam suspensas, mantendo-se ainda somente as celebrações com transmissões pela internet.
O Presente
Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp