O Presente
Marechal

Implantação de presídio e Delegacia Cidadã no município é pauta de reunião em Curitiba

Comitiva formada por representantes dos Poderes Executivo e Legislativo de Marechal Rondon cumpre agenda oficial nesta semana, em Curitiba


calendar_month 28 de janeiro de 2025
2 min de leitura

Na manhã de desta terça-feira (28), o prefeito Adriano Backes, o vice-prefeito Vanderlei Sauer (Soldado Sauer) e os vereadores presidente Valdir Sachser e 1º secretário Welyngton Alves da Rosa (Coronel Welyngton) estiveram reunidos com o secretário estadual de Segurança Pública, Hudson Leôncio Teixeira (Coronel Hudson), autoridades policiais e assessores.

Entre os assuntos em pauta, destacaram-se a implantação de um presídio estadual e de uma unidade da Delegacia Cidadã em Marechal Cândido Rondon.

Conforme afirmou o secretário, a Delegacia Cidadã já está amparada dentro do orçamento do Estado e, portanto, conta com previsão de implantação.

Entre as diferenças da Delegacia Cidadã para as estruturas comuns estão acessibilidade para pessoas com dificuldades motoras e banheiros adaptados, além de salas para atendimentos seletivos, com espaços separados para o recebimento de vítimas e de agressores ou suspeitos, e ambientes isolados para crianças, adolescentes, mulheres e idosos.

De outra parte, o Coronel Hudson explicou que a construção do presídio se encontra em fase de estudos preliminares.

No ano passado, a Câmara de Vereadores já havia apresentado requerimento ao governo rondonense, para que este destine área apropriada para a implantação da nova unidade prisional.

No documento, a Câmara de Vereadores justificou a necessidade desta obra, pois: “a localização da atual cadeia pública compromete não somente a estética da cidade, mas também suscita problemas de segurança e logística, impactando negativamente na qualidade de vida e no bem-estar da população local”.

Além disso, o Poder Legislativo entende que “a solicitação tem também o objetivo de responder às demandas crescentes por aprimoramento na infraestrutura de segurança pública, visando proporcionar ambiente mais adequado para a gestão dos detentos e assegurar maior proteção à comunidade”.

Com assessoria

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

 
Compartilhe esta notícia:

Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência aos seus visitantes. Ao continuar, você concorda com o uso dessas informações para exibição de anúncios personalizados conforme os seus interesses.
Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência aos seus visitantes. Ao continuar, você concorda com o uso dessas informações para exibição de anúncios personalizados conforme os seus interesses.