Nos tempos atuais, a velocidade das redes sociais, muitas vezes, é aliada da desinformação. Palavras irresponsáveis ao vento ganham força, e acusações sem fundamento podem causar erros irreparáveis. Um áudio que circula nas redes, insinuando que O Presente tem um lado político, é um exemplo claro dessa desinformação. Acusações como essas são graves. E é preciso deixar claro: nosso jornal não tem lado político. Temos lado, sim, mas é o da verdade, da imparcialidade e do compromisso com a informação de qualidade.
Para aqueles que preferem lançar críticas infundadas, ao invés de buscar a verdade, o recado é simples: informe-se antes de falar.
Nas eleições de 2024, O Presente cobriu a realidade política de toda a nossa região, entrevistando dezenas de candidatos, noticiando a vitória de prefeitos, vices e vereadores do Oeste do Paraná. Depois das eleições, passamos a conduzir uma série de podcasts em nosso estúdio, onde já trouxemos aos nossos leitores as palavras de prefeitos e vices eleitos de Nova Santa Rosa, Quatro Pontes, Mercedes, Marechal Cândido Rondon, Pato Bragado, Entre Rios do Oeste e Toledo, além de 10 dos 13 vereadores eleitos em Marechal Cândido Rondon. Os três eleitos que faltam ser entrevistados vão gravar os podcasts quando suas agendas permitirem. É um trabalho que exige dedicação, planejamento e, acima de tudo, seriedade.
Aqueles que insinuam que nosso jornal está alinhado a um ou outro lado político falham em reconhecer a verdadeira essência do jornalismo: informar com responsabilidade e imparcialidade. O que nos preocupa não é uma crítica. Faz parte do nosso papel lidar com a opinião pública. O que nos preocupa é a superficialidade de uma crítica que não se sustenta nos fatos. Falar sem saber é um desserviço. Apressar-se a julgar é um erro.
O Presente não apenas informa: nosso trabalho é diário para que a verdade seja o nosso único compromisso. Quem nos acusa de parcialidade, na verdade, reflete mais sobre sua própria visão do que sobre a realidade do nosso jornalismo.
Se há algo que os nossos mais de 30 anos de história demonstram é que não nos dobramos a interesses, sejam políticos ou pessoais. Nossa trajetória foi construída com base na verdade, e é nela que continuaremos a nos apoiar.
Ana Paula Wilmsen
Editora-chefe do O Presente