Copagril – Compras no Site
Marechal Agosto seco

Inverno entra na reta final sem previsão de chuva

(Foto: Divulgação)

As chuvas na região de Marechal Cândido Rondon estão muito abaixo da média prevista, afirma o meteorologista do Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar), Reinaldo Kneib. “Na estação mais próxima ao município choveu 18,8 milímetros, enquanto a média é de 71,8 milímetros, sendo apenas 26% do esperado. A estiagem vem se prolongando desde o ano passado até em parte do verão, estação chuvosa, mas que teve poucos eventos de chuva”, relembra, acrescentando: “Essa sequência de chuvas abaixo da média gera o déficit hídrico na região, junto com períodos secos e quentes em que se consome mais água”.

Conforme o meteorologista, não há muita expectativa para chuvas no mês de agosto. “Na primeira quinzena de agosto volta a aquecer, sem muitos eventos de chuva. Teremos mais um veranico, quente e seco. Tudo indica que a segunda quinzena de agosto também passará sem chuvas significativas, mas pode ser que tenhamos outra onda de ar frio”, informou ao O Presente, ressaltando que o tempo seco é normal da estação, mas o calor não.

Casa do Eletricista – GENCO

Até o final do inverno, menciona ele, as possibilidades de geadas na região são baixas. “A tendência é de que na maior parte desses próximos dois meses seja de tempo quente, com pouquíssimas nuvens de ar frio e pouca persistência delas sobre a região, apenas poucos dias. Não se descarta geada até o fim do inverno, mas a maior parte dos próximos dois meses será de tempo seco e sem a ocorrência de frio rigoroso”, pontua Kneib.

Ele comenta que tudo indica que as precipitações ainda vão ficar um tanto quanto irregulares. “A previsão já era de um inverno mais seco do que o normal e tem se confirmado. Se continuar desse jeito, haverá ainda mais problemas de abastecimento nos próximos dois ou três meses, avançando na primavera”, projeta.

Confira aqui a reportagem do O Presente que trata das soluções do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) para a falta d’água em Marechal Rondon.

 

O Presente

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

TOPO