O Presente
Marechal

Inverno mais gelado dos últimos dez anos entra na reta final; calor já está no radar

calendar_month 24 de agosto de 2025
2 min de leitura

Apesar dos dias gelados previstos para esta semana, com mínimas de até 10°C para Marechal Cândido Rondon, a tendência é que os dias frios diminuam e sejam menos rigorosos daqui para frente. A onda de frio que chegou neste domingo derrubou as temperaturas em todo o Paraná, com mínimas abaixo de 10°C, e pode ser a última deste inverno – já considerado um dos mais intensos dos últimos dez anos no Estado.

Veja a previsão do tempo para Marechal Rondon nos próximos dias, segundo o Simepar:

Segundo o Simepar, já há calor no horizonte: a máxima prevista para Marechal Cândido Rondon no dia 5 de setembro é de 30°C, marcando o início de uma nova fase climática.

“No entanto, isso não quer dizer que os termômetros não devam cair mais. Daqui pra frente os dias frios não serão tão gelados em comparação aos outros meses”, afirma o meteorologista do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), Leonardo Zucuni Furlan.

A tendência para os próximos 15 dias é de temperaturas mais amenas em Marechal Rondon, sem registros abaixo de 10°C. Essa mudança está associada à aproximação da primavera, quando a atmosfera começa a se comportar de maneira diferente, com maior atuação de massas de ar quente. Os períodos de frio tornam-se mais curtos e menos intensos.

“Então, pela climatologia, a tendência é que ainda tenhamos frio, mas de forma menos intensa em comparação a esses meses e também com menor duração”, explica Furlan.

Gangorra de temperaturas marca a chegada da primavera

A aproximação da primavera traz de volta a gangorra de temperaturas. A primeira onda de calor deve ocorrer já na primeira semana de setembro. Confira a previsão para Marechal Rondon:

📅 Data🌡️ Mínima🌡️ Máxima
1º setembro13°C24°C
2 setembro17°C25°C
3 setembro15°C25°C
4 setembro14°C28°C
5 setembro16°C30°C

O Presente com Simepar

Clique aqui e participe do nosso grupo de notícias no WhatsApp

 
Compartilhe esta notícia:

Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência aos seus visitantes. Ao continuar, você concorda com o uso dessas informações para exibição de anúncios personalizados conforme os seus interesses.
Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência aos seus visitantes. Ao continuar, você concorda com o uso dessas informações para exibição de anúncios personalizados conforme os seus interesses.