Pref. Pato Bragado – Dengue 2019
Marechal Cenários de cartão postal

Ipês florescem em Marechal Rondon e anunciam a primavera; veja fotos

Fotos: Joni Lang/OP
  • Fotos: Joni Lang/OP

  • Fotos: Joni Lang/OP

  • Foto: O Presente

  • Foto: O Presente

  • Foto: O Presente

Não é só o calorão neste final de inverno que tem chamado a atenção em Marechal Cândido Rondon, fugindo do padrão de temperatura típica para esta estação do ano. A florada dos ipês anuncia a chegada da primavera, encantando os moradores do município.

Por diferentes ruas do município, os ipês floridos encantam pela beleza de seus galhos e flores, criando cenários dignos de cartão postal.

Casa do Eletricista folha LORENZETTI

 

Curiosidades

O ipê é uma árvore diferente da maioria das outras: quando suas flores nascem, as folhas caem dos galhos. Quando se vê um ipê florido, é sinal de que a primavera está próxima – a maioria dos ipês floresce no final do inverno ou no começo da primavera.

Sua madeira é de lei – quer dizer, é madeira de qualidade. Por ser dura e resistente, é empregada na construção civil e naval, em assoalhos, vigas, eixos de rodas e peças de marcenaria. Por ser muito procurada, tem de ser plantada em grande quantidade – para reflorestamento -, a fim de que não seja extinta.

O ipê cresce devagar e pode chegar a 30 metros de altura, mas a maioria tem de sete a 15 metros de altura. É do gênero Tabebuia, palavra tupi que significa “árvore de casca grossa”. As espécies mais conhecidas são o ipê-amarelo, também chamado de pau-d’arco; o ipê-roxo, de flores cor-de-rosa; e o ipê-branco.

O ipê-roxo é o primeiro a florir: de junho a agosto nas regiões quentes, um pouco antes nos locais mais frios. O ipê-amarelo floresce entre agosto e setembro e o ipê-branco de setembro a outubro. No Brasil, existem 12 tipos de ipês com flor em tons de amarelo.

O ipê é a árvore-símbolo do Brasil.

 

O Presente

TOPO