Fale com a gente

Marechal Baita susto

Jararaca é encontrada na frente da casa de rondonense; duas corais já foram mortas na vizinhança

Publicado

em

Fotos: Divulgação

 

Uma rondonense tomou um susto na manhã desta segunda-feira (17) ao ser alertada por um jardineiro sobre a presença de uma cobra jararaca, uma das espécies mais perigosas do Brasil, nas imediações de sua casa, situada na Rua Mato Grosso.

Segundo ela, o homem limpava um terreno nas proximidades de sua residência quando avistou a cobra. “Estavam roçando um bosque na casa de uma vizinha e eu limpava a calçada da minha casa, quando o jardineiro deu um grito falando que tinha uma jararaca. Quase morri de susto. Por instinto e medo, o homem matou a cobra”, disse a rondonense que repassou as informações e enviou a foto da cobra ao O Presente.

Ela conta que recentemente duas cobras corais foram mortas por moradores da vizinhança.

 

Jararaca é venenosa

A jararaca possui corpo marrom, com manchas triangulares escuras, faixa horizontal preta atrás do olho e região ao redor da boca com escamas de cor ocre uniforme. Ela é a principal causadora de acidentes ofídicos nas Américas, assim como mortalidade. Sem tratamento, a taxa de mortalidade é estimada em sete por cento, mas, com uso de soro antiofídico e tratamentos de suporte, esta taxa é reduzida para entre 0,5 e três por cento.

O veneno da jararaca apresenta forma de ação proteolítica, provocando necrose e inchaço, que podem comprometer o membro atingido, além de causar tontura, náusea, vômitos entre outros sintomas. Em geral, a morte resulta da hipotensão provocada pela hipovolemia, falência renal e hemorragia intracraniana. Complicações frequentes incluem comprometimento do membro e falência renal.

 

O Presente

 

Copyright © 2017 O Presente