Evento será transmitido por meio de redes sociais e no formato drive-in: estrutura está sendo montada ao lado do Ginásio Ney Braga
Chega ao fim, amanhã (19), o Concurso de Oratória nas Escolas – edição 2021, promovido pela JCI Marechal Cândido Rondon. Para a grande final, a organização preparou um evento especial e que atende aos cuidados sanitários para evitar a propagação da Covid-19.
A final será transmitida ao vivo nos canais da JCI Marechal no Youtube, Instagram e Facebook para aqueles que desejam acompanhar tudo na comodidade de suas casas. No entanto, a novidade fica por conta do drive-in.
“Montaremos um telão no estacionamento junto ao Ginásio de Esportes Ney Braga, onde os pais e os professores poderão acompanhar a final de dentro dos seus veículos. Será uma estrutura muito bem organizada. Recebemos um patrocínio da Itaipu para montar uma super estrutura e fazer um evento diferenciado”, enaltece o presidente da entidade rondonense, Lucas Dierings.
De acordo com ele, essa iniciativa valoriza não somente a participação dos alunos no Concurso de Oratória, mas também os pais e a comunidade como um todo. “Os jovens da JCI estão treinando para serem líderes. E esses treinamentos passam pelo desenvolvimento de projetos sociais. É uma mobilidade que a gente gosta de fazer, treinar, e certamente vamos repetir mais durante o ano”, emenda o dirigente.
A coordenadora da etapa local do concurso, Bruna Tierling, detalha que a recepção aos convidados começa às 17h15 e a programação inicia às 18 horas. “É recomendável chegar com antecedência para contribuir com a organização do evento como um todo. Os convidados acompanharão todo o evento dentro de seus carros, através de um painel de LED que transmitirá tudo o que acontecerá no palco, e áudio via transmissão FM para os rádios dos veículos”, informa.
Conforme a rondonense, a final vai contemplar os cinco campeões nas categorias desenho e redação classificados em etapas passadas, bem como vai proporcionar a disputa final entre os cinco alunos classificados em cada categoria de oratória (Ensino Fundamental e Médio). O campeão da etapa local na categoria oratória Ensino Fundamental se classifica para a etapa regional, que será realizada em Maravilha (SC).
NOVO FORMATO
O presidente da JCI Marechal expõe que a pandemia mudou a realidade e fez com que a entidade inovasse para realizar o concurso, deixando o modelo tradicional, que era presencial, para passar ao formato digital.
“Foi muito interessante. Desde o início foi tudo realizado digitalmente. As preliminares foram feitas por meio de vídeos. Na oratória, em especial, os alunos tiveram que aprender a fazer vídeo neste ano na parte preliminar. O jovem já aprende a trabalhar com a câmera desde cedo. Além disso, todas as regras de conduta da Covid-19 foram cumpridas para evitar qualquer contaminação. A grande final será em formato drive-in. Vamos montar uma estrutura com telão e mesmo se chover será possível realizar o evento, porque as pessoas estarão dentro dos seus carros. Será um grande evento”, reforça.
“Estamos muito contentes em poder finalizar o projeto desta forma. Acredito que será uma experiência ímpar, tanto para nós, da JCI, quanto para aqueles que são o grande motivo deste projeto: os alunos”, acrescenta a coordenadora da etapa local.

ADESÃO
Ao todo, segundo Dierings, a JCI recebeu mais de 200 inscrições entre as categorias redação, oratória I e II (Ensino Fundamental e Médio) e desenho. “Tivemos muitos desenhos legais que serão divulgados na grande final, que certamente terá um diferencial”, menciona.
Bruna, por sua vez, agradece em nome da entidade rondonense os patrocinadores e apoiadores que tornaram possível realizar o projeto e promover a final no modelo drive-in. “Além da Itaipu, temos conosco este ano, assim como em várias edições anteriores, o Sicredi e Leader School, envolvidos na premiação dos alunos, e também a Lamberti Transportadora, Automecânica Marcão, Sorasa Truck Center, Grupo Monitor e Grupo Sigha”, cita.
FINALISTAS
Categoria Oratória Ensino Médio
– Isadora de Oliveira (Colégio Estadual Monteiro Lobato)
– Gabrielle Hernandez (Colégio Estadual Eron Domingues)
– Isabela Krug (Colégio Luterano Rui Barbosa)
– Malu de Oliveira Souza (Colégio Alfa Integral)
– Amanda Albretch Renosto (Colégio Evangélico Martin Luther)
Categoria Oratória Ensino Fundamental
– Amanda Dias Kloehn (Colégio Estadual Cívico-Militar Frentino Sackser)
– Lara Bertoni Predolim (Colégio Alfa Integral)
– Júlia Lara Lizzoni (Colégio Estadual do Campo Professor Nilson Franceski)
– Emanueli Vitória Bianchessi (Colégio Estadual Cívico-Militar Marechal Rondon)
– Giana Maria Krenchinski (Colégio Estadual Zulmiro Trento)
O Presente