Em encontro ocorrido nesta sexta-feira (23), no Fórum da Comarca de Marechal Cândido Rondon, a juíza eleitoral Berenice Ferreira Silveira Nassar e o chefe de Cartório Eleitoral, Fábio Gealh, repassaram ao comandante da 2ª Companhia do 19º Batalhão da Polícia Militar, capitão Daniel Aguiar Zambon, recurso na ordem de aproximadamente R$ 10 mil, advindo das penas pecuniárias aplicadas aos eleitores que cometeram crimes eleitorais nos dias das eleições de 2022.
Os ilícitos que foram submetidos à transação penal consistiram em: acesso à cabine de votação portando telefone celular; injúria e ameaça à mesário; e manifestação coletiva e ruidosa da preferência eleitoral.
Os valores das penas pecuniárias aplicadas variaram entre um terço a dois salários mínimos.
O repasse do recurso se deu em reconhecimento da Justiça Eleitoral ao importante trabalho realizado pela Polícia Militar do Paraná para garantir segurança aos eleitores nos municípios que integram a 121ª Zona Eleitoral, no pleito de 2022.
A juíza eleitoral enalteceu a atuação da força de segurança, que, agindo com competência e profissionalismo, assegurou ao eleitor o exercício do voto de forma pacífica e organizada.
O comandante da Polícia Militar agradeceu o repasse do recurso, destacando que chega em boa hora, pois será empregado nas obras de adequação da nova sede do Batalhão, que, em breve, se estabelecerá nas atuais instalações da Câmara de Vereadores, que passará para o antigo fórum, o qual foi totalmente reformado para dar lugar à Casa de Leis.

Com assessoria