Em menção ao Dia Mundial da Limpeza, a Junior Chamber International (JCI) de Marechal Cândido Rondon promove, no sábado (18), o plantio de árvores na área de mata ciliar do Lajeado Guavirá. “É uma nascente forte de água, localizada na Vila Gaúcha, que precisa de recuperação”, enfatiza ao O Presente o membro da entidade e coordenador do projeto, Nilton Lucas Blasius.
Segundo ele, o Dia Mundial da Limpeza envolve ações globais e centenas de entidades. “A JCI promove ações em prol da natureza, desde limpeza de áreas poluídas, limpeza de praias, recuperação de florestas até qualquer outra iniciativa em prol do meio ambiente”, menciona.
O projeto, avalia Blasius, é “importante para melhorar a qualidade dos recursos hídricos de Marechal Rondon, pensando em mata ciliar e nascentes de água para o futuro”.
400 árvores
Neste ano, a JCI, em parceria com a administração pública, deve plantar cerca de 400 árvores na área de nascente do lajeado. “As mudas serão cedidas pela prefeitura e as espécies são diversas, sendo em sua maioria de árvores nativas da Mata Atlântica”, expõe.
Blasius ressalta que toda a comunidade é convidada para participar. O evento acontece das 08h30 às 11 horas e das 13 às 17 horasde sábado, nas proximidades da nascente do Lajeado Guavirá/Poço Lohmann, na Vila Gaúcha.
O Presente