Faltando cerca de dois meses para a Expo Rondon, a expectativa pelas festividades alusivas aos 62 anos de Marechal Cândido Rondon cresce a cada dia. Apesar da grade de shows ter sido divulgada no último dia 09, as demais atrações ainda estão sendo programadas e há muitos detalhes a serem apresentados à comunidade, e isso só vai acontecer por ocasião da cerimônia de lançamento da festa, marcada para o dia 21 de junho.
A Expo Rondon 2022 vai acontecer de 21 a 25 de julho, no Parque de Exposições. Os quatro shows já anunciados pela Comissão Central Organizadora (CCO) são a dupla Hugo e Guilherme, que vai se apresentar no dia 21 de julho (quinta-feira); João Neto e Frederico, que sobem ao palco no dia 22 (sexta-feira); a dupla Mato Grosso e Mathias, que animará o público no dia 23 (sábado); e Maiara e Maraisa, que vão comandar a noitada do dia 25 de julho (segunda-feira), feriado municipal. Todos os shows vão acontecer no Estádio Municipal Valdir Schneider.
Em entrevista ao O Presente, o diretor-presidente da Fundação Promotora de Eventos (Proem), Claudio Köhler (Claudinho), falou dos preparativos para a Expo Rondon, sobre as atrações já definidas e aquelas que ainda estão sendo organizadas bem como revelou algumas novidades do evento. Confira.
O Presente (OP): Recentemente, a CCO da Expo Rondon anunciou a programação de shows do evento, contudo, boa parte das atrações ainda estão sendo definidas. Há alguma novidade neste sentido?
Claudio Köhler (CK): Além dos shows já anunciados, estamos na fase final de contratação da apresentação gospel que será realizada após o Culto Ecumênico, no domingo pela manhã (24 de julho). Também iniciamos nesta semana as inscrições para os artistas locais interessados em se apresentar na Expo Rondon 2022. A solicitação deve ser encaminhada no Setor de Protocolos, na prefeitura. Temos também a confirmação sobre a realização do desfile em comemoração aos 62 anos do município, que será realizado na Rua Santa Catarina, com início às 08h30 do dia 25. O evento objetiva demonstrar as potencialidades de Marechal Rondon e vai contar com a participação de entidades, clubes de serviços, associações, empresas e forças policiais.
OP: Qual é a expectativa para a Expo Rondon 2022, depois de dois anos sem festa devido à pandemia?
CK: As expectativas são as melhores possíveis, até pelo fato da Expo Rondon ser o evento macro do nosso município, com um conglomerado de opções tanto para o lazer e divertimento quanto para negócios. A programação oportuniza um momento ímpar às empresas do nosso município e de outros para demonstrarem suas potencialidades, o que movimenta a economia como um todo. As empresas estão inseridas na Expomar, exposição organizada pela Acimacar (Associação Comercial e Empresarial de Marechal Rondon), que apresenta uma diversificada gama de produtos do comércio, da indústria, da agropecuária, das cooperativas e do agronegócio. Concomitantemente, há gastronomia diversificada e apresentações artísticas.
OP: Qual é a expectativa de público para os quatro dias de festa?
CK: É difícil prever, porém queremos fazer uma grande festa e esperamos que muitas pessoas compareçam para prestigiá-la. Todas as secretarias estão trabalhando sincronizadas para que esta edição da Expo Rondon seja uma das melhores e maiores já realizadas a todos os munícipes e visitantes.
OP: O evento tem como slogan “Gastronomia, diversão e negócios”. O que está sendo organizado especialmente quanto ao setor gastronômico? Há alguma novidade ou será nos moldes das edições anteriores?
CK: Além do modelo que ao longo dos anos vem sendo praticado, nesta edição teremos um atrativo a mais: a Copa Germânica, que tem como intuito oferecer um espaço externo adequado para a apresentação de artistas locais. Essa área também visa divulgar a Oktoberfest 2022, que será realizada no dia 21 e 22 de outubro.
OP: Há alguma novidade quanto ao Concurso do Boi no Rolete?
CK: Será mantido o formato dos anos anteriores, premiando as cinco melhores equipes na gastronomia e também os cinco boxes que tiverem a apresentação e ornamentação mais bem elaborada, conforme o regulamento.
OP: A Expo Rondon terá rodeio?
CK: O edital da licitação do rodeio será publicado nos próximos dias, seguindo o modelo já adotado anteriormente pela administração municipal, ou seja, evento de repercussão nacional. Também está confirmada a realização da prova dos três tambores, que será um grande atrativo dentro da programação, organizada por meio de uma parceria com a Associação Comercial (Acimacar).
OP: A CCO divulgou a agenda de shows, composta por Hugo e Guilherme, João Neto e Frederico, Mato Grosso e Mathias e Maiara e Maraísa. Qual foi o investimento com estas atrações musicais?
CK: Não temos esse valor oficialmente concluso, até porque temos ainda as contratações das apresentações dos artistas locais. É importante salientar que parte desse investimento terá como recurso a comercialização dos camarotes e área vip nos shows, que serão realizados no estádio, além dos patrocínios, tanto de empresas locais e estatais, quanto dos valores ofertados nas licitações dos lotes de comercialização de bebidas.
OP: Os ingressos para os shows serão de um quilo de alimento não perecível que deve ser trocado antecipadamente. A partir de quando será possível fazer a troca?
CK: A logística de recebimento dos alimentos na troca por ingressos será feita de forma voluntária pelo Conselho de Pastores e Ministros Religiosos, que também organiza o Culto Ecumênico, em parceria com o município, por meio da Secretaria de Assistência Social. Toda essa logística será divulgada no lançamento da Expo Rondon 2022, no dia 21 de junho.
OP: Além da entrada solidária, haverá a opção de área vip e camarote para assistir aos shows conforme mencionado. Quando começa a comercialização e quais serão os valores?
CK: Teremos um quantitativo de 90 espaços para camarotes e 60 para área vip com capacidade de oito pessoas cada. Os valores ainda serão definidos e vão variar conforme a proximidade do palco. Pretendemos disponibilizar a venda a partir do dia 21 de junho.
OP: Vai ter alguma apresentação de rock ou somente os shows de sertanejo universitário? Por que optaram por não trazer alguma banda renomada neste estilo musical?
CK: Além dos shows que serão realizados no Estádio Municipal, estamos montando uma programação bem ostensiva na Casa Cultural entre os dias 21 e 25 de julho, juntamente com Secretaria de Cultura. Para o sábado, dia 23, essa programação será exclusivamente voltada ao estilo musical pop rock.
O Presente