Fale com a gente

Marechal Cartão-postal da cidade

Espaço preferido dos rondonenses, Lago é alvo de vândalos; infraestrutura deixa a desejar

Publicado

em

(Fotos: Sandro Mesquita/OP)

O Parque Ecológico Rodolfo Rieger, mais conhecido como Lago Municipal, é um dos principais cartões-postais de Marechal Cândido Rondon.

Além de ser utilizado como palco de atividades físicas, principalmente para caminhada, é um dos pontos preferidos das famílias, que utilizam o espaço para momentos de lazer com os filhos. Também é ponto de encontro entre amigos e espaço para a realização de eventos e apresentações culturais e artísticas.

Nessa época do ano, período de férias da criançada e de muitos visitantes na cidade, o número de frequentadores aumenta consideravelmente. Contudo, a infraestrutura do local deixa a desejar em alguns aspectos. Alguns por falta de manutenção, outros por conta do vandalismo.

A reportagem de O Presente esteve no local na última quinta-feira (02), quando constatou problemas causados por vândalos nos brinquedos do parquinho. O último deles registrado no primeiro dia do ano, por ocasião do evento de comemoração do réveillon, que reuniu no lago cerca de dez mil pessoas, segundo os organizadores.

Um dos dois banheiros masculinos existentes no local teve a pia quebrada, e por oferecer risco ao público precisou ser interditado. O deck de madeira sobre a água do lago também apresenta problemas na estrutura e está parcialmente interditado.

De acordo com o secretário de Agricultura e Política Ambiental, Adriano Backes, que está à frente da pasta desde julho de 2019, o vandalismo em espaços públicos é um grande problema enfrentado pela administração municipal. “No caso do lago, por exemplo, mesmo a presença de guardas 24 horas por dia não inibe a ação dos vândalos, que insistem em danificar o patrimônio público”, lamenta.

 

SANITÁRIOS INTERDITADOS

Além do sanitário masculino que precisou ser interditado nesta semana devido ao ato de vandalismo, o outro banheiro destinado ao público masculino – que fica na outra extremidade do lago – está interditado há cerca de quatro meses.

O fechamento ocorreu durante a realização da obra da cancha de vôlei de areia, ocorrida em setembro de 2019. O banheiro foi utilizado como uma espécie de depósito de ferramentas e materiais de construção, e a chave ficou de posse dos funcionários da empresa terceirizada que executou a obra. Durante esse tempo a chave foi extraviada e desde então o banheiro permanece fechado.

De acordo com o secretário, o banheiro ainda está sendo usado como depósito porque a obra da cancha não foi finalizada.

Enquanto esteve no lago, a reportagem presenciou pessoas que precisavam utilizar os banheiros, mas não conseguiram ou tiveram que usar os sanitários femininos.

O outro banheiro localizado mais próximo da Avenida Rio Grande do Sul tem a capacidade da fossa reduzida. Segundo Backes, isso acontece devido às condições do terreno, que alaga facilmente em dias de chuva. “Já estamos fazendo estudos acompanhados dos engenheiros da prefeitura para saber o que deve ser feito para resolver a questão das fossas dos banheiros”, menciona.

Ainda durante a construção da cancha de vôlei um trecho da pista de caminhada, que cerca o lago, foi danificada pelos caminhões que precisaram passar pelo local para descarregar areia, o que causou ondulação no pavimento. O secretário explica que o terreno onde o parque foi construído é muito úmido e quando algum veículo pesado precisa passar é comum causar afundamento no solo.

 

OBRAS PREVISTAS PARA 2020

Conforme Backes, para este ano está prevista a realização de uma obra que deve começar com o entorno do lago, que, segundo ele, está desbarrancando. “Nós ainda estamos analisando o que será feito, mas provavelmente o nível da água será diminuído em cerca de um metro para que possamos construir uma barreira de contenção e assim evitar que o barranco continue caindo”, revela.

De acordo com o secretário, durante o ano passado o município não teve orçamento destinado à melhoria do espaço. “Para esse ano a prefeitura tem um projeto que deve solucionar boa parte desses problemas. Será feita a reforma do pavimento da pista de caminhada, substituição das lâmpadas, reforma dos banheiros e a instalação de novos postes para aumentar a segurança de quem utiliza o lago”, detalha.

 

O Presente

Copyright © 2017 O Presente