Fale com a gente

Marechal 380 alunos rondonenses

Mais uma turma de proerdianos é formada em Marechal Rondon

Publicado

em

(Foto: Divulgação)

Mais uma vez uma noite emocionante, tanto para os alunos formandos, quanto para os pais, convidados, autoridades e representantes de empresas parceiras. É assim que se pode resumir a solenidade que aconteceu na quarta-feira (27), no Auditório Ecos da Liberdade, em Marechal Cândido Rondon, e que marcou a formatura de cerca de 380 alunos rondonenses no Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd). Neste semestre foram dez escolas participantes (Escola Antônio Rockembach, Érico Veríssimo, Costa e Silva, Bento Munhoz da Rocha Neto, São Roque, São João Batista, Osvino Weirich, Ana Paula, Criança Feliz e Colégio Cristo Rei), totalizando 19 turmas de quintos anos.

O evento iniciou com a presença especial da Banda Proerd, de Ponta Grossa, que deu um verdadeiro show na interpretação de músicas, animando e levantando o público de mais de mil pessoas. O mascote, Leão Daren, também esteve presente, para a alegria da garotada. Ele representa a garra, a força e a resistência que as crianças precisam ter para dizer não às drogas e à violência.

A formatura contou com a presença de autoridades, como o prefeito Marcio Rauber, comandante do Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária (BPEC), tenente-coronel Mario Jorge Alves Lopes, do subcomandante do 19° Batalhão de Polícia Militar (BPM), major Valmir de Souza, comandante do 3º Subgrupamento do Corpo de Bombeiros, capitão Tiago Zajac, dos secretários de Educação, Marcia Winter da Mota, e de Mobilidade Urbana, Welyngton Alves da Rosa, do vereador Vanderlei Sauer, da instrutora do Proerd no município, soldado Larisa Balko, da conselheira tutelar Nice Tischer, do representante da Sicredi Aliança PR/SP, Fernando Fenner, entre outras autoridades municipais e militares, além de lideranças, policiais, professores, diretores de escolas, estudantes e pais dos alunos formandos.

Na oportunidade todos os formandos pronunciaram o compromisso Proerd, que foi proferido pelo aluno Danilo Santos Costa, e repetido por todos. Houve entrega simbólica de um certificado, já que esses serão repassados nas escolas.

 

PREMIAÇÃO

Um dos momentos de destaque na noite foi a premiação de redações elaboradas em sala de aula com o tema “O Proerd”. Um aluno de cada turma foi reconhecido. Dentre estes premiados, três redações foram escolhidas como as que mais se destacaram. Os autores são os alunos: Kauã Rodrigues, da Escola São Roque; Samara Lourenço, da Escola Érico Veríssimo; e Marcelo de Paula, da Escola Bento Munhoz da Rocha Neto. Eles receberam uma poupança no valor de R$ 100.

 

O PROGRAMA

Desde que voltou a ser aplicado em Marechal Rondon, em 2017, o Proerd já promoveu seis formaturas, formando cerca de duas mil crianças dos quintos anos da rede municipal e particular de ensino. No Paraná o projeto já formou em torno de 1,6 milhão de estudantes.

O Proerd consiste em uma ação conjunta entre a Polícia Militar, escolas e família, no sentido de prevenir o uso de drogas e da violência entre estudantes, bem como ajudá-los a reconhecer as pressões e influências diárias que contribuem para o uso de drogas e para a prática de violência, desenvolvendo habilidades para resisti-las.

Em Marechal Rondon o programa é desenvolvido pela Polícia Militar do Paraná, através do Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária, com apoio da prefeitura, por meio das secretarias de Educação e de Mobilidade Urbana. As aulas são planejadas a partir de dez lições, que vão além da questão das drogas, ajudando e orientando as crianças a fazerem escolhas mais saudáveis. Também abordam temas como cidadania, trânsito, formas de buscar ajuda, autoestima, entre outros.

 

FAZENDO A DIFERENÇA

Conforme a instrutora do programa, Larisa Balko, quem atua junto com o Proerd é a família, a escola e a Polícia Militar. “Esse trabalho ensina a criança a controlar os seus impulsos e a pensar nos riscos e consequências, eleva a autoestima, solidifica noções de cidadania e convivência harmoniosa, além de ensinar técnicas de autocontrole e resistência à pressão dos colegas”, enaltece a soldade, que foi ovacionada pelos alunos na cerimônia de formatura.

“Percebe-se logo a mudança nas crianças. De início, elas aparentam ter receio de nós, policiais. Muitos têm os pré-conhecimentos de que o policial é uma pessoa autoritária, que vai machucar, prender, etc. Com essa proximidade, as crianças passam a entender a gente como alguém que podem buscar para pedir ajuda, passam a nos ver como amigos. Quando os pais dos alunos nos encontram na rua, comentam que as crianças mudaram o comportamento para melhor”, completa.

Em 2020, o Proerd terá mais uma instrutora no município, o que permitirá atender ainda mais turmas.

 

AGRADECIMENTOS

O prefeito Marcio Rauber declarou na oportunidade que, sabendo da importância deste trabalho, a prefeitura oferece total apoio ao projeto. Ele lembrou do esforço realizado pelo Poder Público para que o Proed voltasse para Marechal Rondon e parabenizou a Polícia Militar, as escolas e todos os envolvidos.

Foi a primeira vez que o comandante do Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária, tenente-coronel Mario Jorge Alves Lopes, participou de uma formatura do Proerd em Marechal Rondon. Ele ficou deslumbrado com a solenidade e também ressaltou a importância do programa.

A secretária de Educação, Marcia Winter da Mota, também enalteceu o apoio de todos. “Em nome da Secretaria de Educação, quero agradecer as autoridades, proerdianos, seus familiares e professores presentes na formatura. O Proerd é de extrema importância para a nossa cidade e para as nossas crianças, com objetivos claros e significativos para os nossos formandos. Pedimos também o apoio dos familiares para que acompanhem os seus filhos nessa caminhada”, enfatizou.

Ao final do evento, os professores e direções das escolas receberam um mimo em reconhecimento pelo trabalho e apoio realizados.

 

Com assessoria

Copyright © 2017 O Presente