Depois de muitos anos elegendo líderes por aclamação devido às candidaturas de consenso, neste ano a eleição à diretoria da subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Marechal Cândido Rondon, que reúne em torno de 150 profissionais de municípios da região, terá bate-chapa. Isso porque duas candidaturas foram registradas, sendo a chapa XI de Agosto liderada por Antonio Marcos de Aguiar (Marcos) e a XI de Agosto Marechal Cândido Rondon encabeçada por Nair Scripchenco Galles. Marcos e Nair buscam suceder o atual presidente, Antônio Ferreira França, em pleito agendado para o próximo dia 22.
Em entrevista ao O Presente, Marcos diz ter sido procurado por amigos advogados que perguntaram se havia possibilidade dele lançar seu nome à presidência da subseção local da OAB. “Confesso ter relutado no início, pois não via a necessidade de me candidatar, mas como os colegas me procuraram e depois de ser orientado a seguir em frente durante conversas com advogados mais experientes, aceitei este desafio”, enaltece.
Apesar de existirem duas chapas inscritas, o candidato a presidente da subseção da OAB local ressalta que não se trata de fazer oposição. “Pelo contrário, as duas chapas locais apoiam a situacionista XI de Agosto em nível de Paraná. Para mim não existe adversário, até porque também tenho bom relacionamento com os colegas da outra chapa inscrita na eleição da subseção da OAB rondonense”, reforça.
PLANO DE AÇÃO
Para conquistar a maioria dos votos e ser conduzido à presidência na gestão 2019 a 2021, Marcos comenta que há muito a ser feito, no entanto, pondera que isso não representa crítica à atual gestão. “Buscamos atender sempre o interesse da advocacia, o anseio dos colegas profissionais visando estreitar os laços entre as instituições, advocacia, Ministério Público, Judiciário e polícias Civil e Militar”, enaltece.
O propósito, segundo ele, é oferecer maior atenção à advocacia, respeitando todas as prerrogativas. “Temos muito trabalho a ser feito na nossa cidade, muito a ser implantado, então o nosso propósito é defender a classe, lançar comissões na cidade, como de advogados jovens, criar a OAB nas escolas para dar a devida atenção aos adolescentes, instruindo-os sobre diversos assuntos. Muitos advogados estão à disposição desses trabalhos, portanto as nossas plataformas são essas, dar atenção maior e sempre preservar o respeito conquistado pela advocacia na nossa cidade”, expõe.
O candidato da chapa XI de Agosto entende que a classe é unida, todavia percebe ser importante fortalecer o vínculo entre os profissionais advogados. “Judiciário e Ministério Público são unidos e as polícias idem, então a advocacia também pode ser mais unida, buscando sempre o bem maior que é preservar as prerrogativas, o respeito ao advogado, respeito dos advogados a todas as instituições. Não vamos dizer quem ganhou, perdeu ou quem é melhor, estamos aqui para que todas as instituições sejam mais reconhecidas”, pontua.
VISITAS
Considerando que se encontra em recuperação devido a um procedimento cirúrgico, Marcos vem conversando com os advogados dentro de sua possibilidade. Mesmo assim, tem conseguido fazer “corpo a corpo” com os profissionais através de visitas nas quais apresenta a sua plataforma. “Estamos visitando os colegas, expondo nossos planos e felizmente constatamos boa aceitação em relação ao nosso nome. Estamos apresentando as propostas aos colegas, sabendo que eles têm a opção de decidir qual chapa dirigirá a subseção rondonense da OAB. Se os colegas entenderem pela equipe que presido, ótimo, se preferirem a outra chapa, tudo bem. Nós almejamos trazer ar novo à nossa classe, pois estamos vivendo um período de mudanças em todo o país. Todos somos iguais, independente de eu ser advogado com dez anos de carreira e o meu colega ter 20 anos, outro seis meses a um ano. Todos somos advogados e merecemos respeito. Constituímos uma diretoria que mescla experiência e juventude e todos vamos aprender uns com os outros”, destaca o candidato.
ANÁLISE
Ele sugere que os advogados rondonenses e da região analisem os candidatos inscritos nas duas chapas e escolham pelo melhor à categoria. “Não temos problema algum com os colegas da outra chapa, pois entendemos que o vencedor fará um bom trabalho. O nosso propósito é simplesmente oferecer maior atenção à advocacia, ou seja, quem for eleito deve procurar superar a atual diretoria, não por crítica, mas, sim, considerando o processo gradativo de evolução. Deixo bem claro que esta eleição é voltada exclusivamente aos advogados. A OAB é uma instituição apartidária e se eu estiver ou não na condição de presidente vou continuar trabalhando da mesma forma, sem envolver política dentro da OAB. Esses são os nossos propósitos, então logicamente pedimos o apoio dos colegas. Se entenderem e confiarem, podem depositar o voto na nossa equipe”, finaliza Marcos.
BOX
CHAPA XI DE AGOSTO
Presidente Antonio Marcos de Aguiar
Vice-presidente Sandro Euclides Bregoli
Secretário-geral Jonas Milton Rutke
Secretária-geral adjunta Keli Herpich
Tesoureiro Giovane Miguel Lopes
CURRÍCULO
Antonio Marcos de Aguiar, mais conhecido por Marcos, veio a Marechal Rondon em 31 de dezembro de 1994. Entre suas experiências, atuou como escrivão da Polícia Civil, trabalhou no Conselho Tutelar até ser convidado por autoridades jurídicas a cursar Direito. Após ser aprovado no exame da OAB, Marcos passou a atuar na área criminal, no direito de família e nos juizados, sendo que nesses pouco mais de dez anos como profissional vem militando com foco na área criminal, reunindo em seu currículo 104 júris em toda a região.
O Presente