Foi inaugurada oficialmente, hoje (26) pela manhã, a Estação de Tratamento de Água (ETA) compacta às margens do Arroio Fundo, na Linha Guarani, que passa a enviar água para a rede do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) em Marechal Cândido Rondon. Clique aqui e veja a matéria na íntegra.
O novo equipamento vai solucionar a falta de água que o município tem vivido nos últimos dois anos e meio devido à estiagem e marca uma nova fase no abastecimento local, já que a sede, que sempre foi abastecida com água de poços profundos e de minas superficiais, agora passa a receber também água proveniente de rio.
“Passamos por um período de adaptação do equipamento e dos próprios funcionários que cuidam das instalações. Por isso, ainda não era possível informar a população legitimamente que o racionamento acabaria. Não daríamos uma falsa esperança. Mas hoje é possível anunciar que a estação está em operação e que a cidade não precisa mais fazer o racionamento de água”, declarou ao Jornal O Presente o diretor do Saae, Vitor Giacobbo.
50% da capacidade
Com capacidade de tratar 30 litros de água por segundo, a estação amplia a capacidade de produção atual em mais de 2,5 milhões de litros de água por dia para o sistema de abastecimento.
“A estação está trabalhando com 50% da capacidade e 12 horas por dia com a capacidade instalada de 2,5 milhões de água/dia, mas por enquanto não é preciso gastar tudo isso. Nos meses de novembro e dezembro, quando a temperatura tende a ser maior, ainda teremos capacidade de mais 1,5 milhão de litro, caso seja necessário”, enaltece Giacobbo.
A ETA recebeu investimento de cerca de R$ 3 milhões.
O Presente