O Presente
Marechal

Marechal registra aumento na procura por vagas na rede municipal de ensino

calendar_month 26 de fevereiro de 2022
4 min de leitura

Marechal Cândido Rondon tem oito Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) e uma parceria com colégio privado para atender crianças na Educação Infantil. Ao todo, 1,3 mil pequenos rondonenses são assistidos nessas instituições, sendo 72 através do convênio entre prefeitura e Sesi.

O secretário de Educação, Fernando Volpato, afirma que os pequenos recebem um atendimento de qualidade e a expectativa é que os trabalhos sigam exímios neste ano. “Realizamos inúmeros investimentos visando o aumento de vagas. Construímos mais salas de aula no Cmei Jardim Primavera, ampliamos o atendimento com a abertura do Cmei Pequeno Príncipe e neste ano abrimos novas turmas no Cmei da Vila Gaúcha”, declara ao O Presente.

Os Cmeis de Marechal Rondon são os seguintes: 24 de Maio, Jardim Primavera, Pequeno Líder, Pequeno Polegar, Pequeno Príncipe, Portal da Vida, Vila Gaúcha e Zilda Arns.

Demanda suprimidaApesar da ampla estrutura, assim como outros municípios, Marechal Rondon sofre com uma demanda suprimida por vagas na Educação Infantil. “A demanda sempre existiu e atualmente não é diferente”, expõe, acrescentando: “Tanto a questão de quantidade em espera quanto a quantidade de vagas pretendidas é muito variável, então prefiro aguardar para falar em números, pois ainda há crianças sendo chamadas para algumas vagas, mas que por enquanto os pais não vieram pegar o encaminhamento e estão na lista de espera, o que pode causar um desencontro de informações”.

A lista de espera para vagas nos Cmeis é pública e está disponível no site da prefeitura (http://scv.mcr.pr.gov.br/publico/instituicoes).

Conforme a lei nº 5.121, de 15 de maio de 2019, todo ano é preciso recadastrar as famílias/crianças que estão na fila de espera por vagas nos Cmeis, o que fez com que a fila diminuísse devido ao não comparecimento dos responsáveis. “No final de 2021 o recadastramento ocorreu novamente, contudo cerca de 100 famílias não fizeram a atualização, tendo sido excluídas da fila”, salienta.

Aumento na procura

O secretário menciona que houve um aumento na procura por vagas na rede municipal de ensino neste início do ano em Marechal Rondon, tanto no Ensino Fundamental quanto na Educação Infantil. Os novos alunos vêm de escolas particulares rondonenses, de outros municípios ou Estados. “Para as vagas de Cmeis também houve maior procura, seguindo com esse movimento iniciado em 2021, pois muitas famílias sofreram com a redução da renda devido à pandemia da Covid-19 e tiveram como alternativa migrar do ensino privado para o público. Apesar disso, o índice (de aumento) não foi superior a 10% nas matrículas”, destaca.

De acordo com o chefe da pasta, as vagas para aqueles que aguardam na fila de espera são disponibilizadas ao longo do ano conforme a disponibilidade. “No início do ano o ritmo é maior em virtude das trocas de turma por idade. Além disso, é preciso considerar que nas turmas de maternal I e II são atendidas mais crianças por sala, o que também amplia a oferta de vagas”, ressalta.

Novas vagas

A quantidade de vagas necessárias para suprir essa demanda também varia, de acordo com o secretário. “Diariamente são realizadas novas matrículas de crianças na fila de espera, assim como a cada dia mais alunos são atendidos nos Cmeis, conforme a disponibilidade”, explica.

Ao O Presente, Volpato adiantou que suprir essa necessidade é uma das prioridades do governo municipal e trabalha-se para disponibilizar novas vagas em parcerias com instituições privadas nos próximos 90 dias. “Temos buscado aumentar a oferta de atendimento, prova disso são as ampliações e construções através de convênios com o governo federal”, expõe.

Questionado sobre a quantidade de vagas a serem criadas em breve, ele diz que levantamentos ainda estão acontecendo. “Tenho que dimensionar qual é a maior demanda, além de fazer o estudo financeiro sobre essas contratações”, finaliza.

Secretário de Educação de Marechal Rondon, Fernando Volpato: “Estamos trabalhando para viabilizar alternativas e parcerias para que o mais rápido possível possamos ampliar a oferta de vagas” (Foto: Divulgação)

 

O Presente

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

 
Compartilhe esta notícia:

Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência aos seus visitantes. Ao continuar, você concorda com o uso dessas informações para exibição de anúncios personalizados conforme os seus interesses.
Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência aos seus visitantes. Ao continuar, você concorda com o uso dessas informações para exibição de anúncios personalizados conforme os seus interesses.