Fale com a gente

Marechal

Marechal Rondon amanhece com geada e sensação térmica de -5ºC

Publicado

em

A terça-feira (18) amanheceu gelada no Paraná com registros de geada em algumas regiões e temperaturas negativas em várias cidades. Marechal Cândido Rondon teve a manhã mais gelada do ano, segundo a Somar Meteorologia, com 0ºC e sensação térmica de -5ºC.

Principal cartão postal do município, o Lago Municipal amanheceu coberto pela geada, assim como demais pontos da cidade. Confira a galeria de fotos

O fenômeno climático atraiu diversas pessoas, que foram até o local para fazer registros fotográficos da estonteante paisagem deixada pelo gelo. Além disso, teve gente que, mesmo com o frio, não perdeu o pique, se agasalhou e fez aquela caminhada matinal.

Conforme o Simepar, o frio intenso deve permanecer entre hoje e quinta-feira (20), quando ainda há previsão de geada. No restante da semana, o frio continua, mas perde a intensidade.

A máxima para esta terça-feira não deve passar dos 17ºC, conforme os meteorologistas.

 

Neve

Dessa vez, a neve não ficou só na previsão. Em Palmas, município no Sul do Paraná, o fenômeno foi registrado no fim da noite desta segunda-feira (17), por volta das 22h30. No momento em que os flocos começaram a cair, os termômetros marcavam -0,1º C na cidade, que tinha a umidade relativa do ar em 97%. E a previsão é de que a temperatura caia ainda mais em todo o estado nesta quarta-feira (19).

“Não foi muita coisa, com aquela de 2013 que acumulou. Mas neve é neve”, disse o meteorologista Samuel Braun, do Simepar.

O instituto confirmou o fenômeno em Palmas no início da manhã desta terça. Isso porque ainda havia dúvidas se o que os moradores estavam relatando era neve granular ou chuva congelada. A neve granular é caracterizada por partículas pequenas e alongadas de gelo – uma espécie de estágio inicial de neve. Já a neve cai em flocos mais encorpados e eles têm formato de estrela.

Apesar disso, a menor temperatura do dia, por enquanto, ficou com Inácio Martins, no Centro-Sul. Os termômetros chegaram a -4°C no município, de acordo com o Simepar. Em Pinhão, na mesma região, a temperatura mínima ficou em -3,8°C, com uma manhã nublada e sem geada.

Em General Carneiro, na região sul, os termômetros registravam -3ºC por volta das 6h24 com sensação térmica de -9ºC. Os moradores de Guarapuava, na região central, também enfrentam muito frio nesta manhã de terça-feira. A cidade também amanheceu com -3ºC.

Em Clevelândia, no sudoeste do Paraná, o dia começou com 0ºC. A máxima na cidade deve ficar na casa dos 11ºC.

Quem mora na região norte e noroeste do estado, como Maringá, por exemplo, enfrentam um frio mais ameno em relação às outras cidades com mínimas acima de 4ºC.

 

Sul do país

Além de Palmas, a neve chegou a outros municípios do Sul do país. São Joaquim, no planalto Sul de Santa Catarina, viu cair os primeiros grãos de gelo por volta das 17 horas. Às 20 horas ,o fenômeno se repetiu, mas, de acordo com o jornal Diário Catarinense, os flocos também não chegaram a cair com força na cidade. Irani, no Meio-Oeste do estado, teve neve granular.

 

Confira a galeria de fotos da geada registrada em Marechal Rondon:

Copyright © 2017 O Presente