A Secretaria de Saúde de Marechal Cândido Rondon, através do setor de endemias, intensificou nesta sexta-feira (28) ações de combate à dengue no cemitério municipal da sede. A ação contou com a participação de 18 servidores públicos e objetivou eliminar potenciais criadouros do mosquito transmissor da doença. A população também é conclamada a fazer a sua parte.
A pasta, através do Setor de Vigilância Epidemiológica, encaminhou nesta semana um memorando para as unidades de saúde públicas do município, atualizando o cenário da dengue. Conforme o documento, em observação à normativa da Secretaria Estadual de Saúde, através da 20ª Regional de Saúde, atualmente o município encontra-se em transmissão sustentada, ou seja, aumento consecutivo de notificações de dengue nas últimas quatro semanas epidemiológicas, o que prevê uma intensificação do Plano Municipal de Contingência Contra a Dengue, Zíka Vírus e Febre Chikungunya.
Segundo a secretária de Saúde, Marciane Specht, isso significa que todos os agentes da rede de saúde estão cientes da situação epidemiológica e as ações serão intensificadas em relação à atenção primária, à eliminação dos criadouros do mosquito Aedes aegypti, que transmite as doenças, campanhas de conscientização, entre outros.
“Todas as ações elencadas no plano serão intensificadas. A Secretaria de Saúde já realiza um amplo trabalho em todas as unidades de saúde, mas os números continuam subindo. Precisamos, também, do apoio da população”, enfatiza.
Se o número de notificações continuar crescendo nas próximas semanas, conforme estatísticas, Marechal Rondon se encaminha para mais uma epidemia da doença.
De acordo com o último relatório da Secretaria Estadual de Saúde, Marechal Rondon está em alerta máximo em termos de incidência de casos por número de habitantes. São cerca de 830 notificações neste ano epidemiológico, que iniciou em agosto do ano passado, com 48 confirmações da doença até o momento. Outros 51 pacientes aguardam resultados de exames e 200 munícipes foram consultados com sintomas da doença e foram encaminhados para a realização de exames.






O Presente com assessoria