A Secretaria de Saúde de Marechal Cândido Rondon, por intermédio do Setor de Endemias, tem alertado a população visando redobrar os cuidados em relação a locais que podem servir de criadouro ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, zika vírus, chikungunya e febre amarela. E devido à grande sensibilização de toda comunidade, o município comemora seis meses sem registro de nenhuma dessas doenças.
O coordenador do Programa Municipal de Combate à Dengue, Sérgio Radke, destaca que este índice positivo é fruto de um resultado conjunto de diversas frentes de trabalho. “O ano de 2018 está sendo muito bom até agora, pois nós estamos há seis meses sem nenhum caso confirmado de dengue, zika, chikungunya e febre amarela no município. Acredito que isso não seja resultado de trabalho isolado, mas deve ser creditado à sensibilização e aos cuidados das pessoas”, evidencia.
Porém, mesmo com tanto de tempo sem registro de casos em Marechal Rondon, a preocupação quanto à proliferação do mosquito transmissor nesta época do ano é iminente. Isso porque devido ao início do verão as temperaturas aumentam, muitas pessoas viajam de férias e nem sempre fazem varredura com a finalidade de identificar possíveis criadouros.
O Setor de Endemias sugere que as pessoas sejam mais responsáveis nesta época do ano. “A sensibilização de todos garante que continuemos a progredir no combate ao mosquito Aedes aegypti. Isso é responsabilidade de todos”, finaliza Radke.
O Presente