Fale com a gente

Marechal Levantamento de dados

Marechal Rondon é o 2º município da 20ª Regional com maior número de mortes por Covid-19

Publicado

em

(Foto: Raquel Ratajczyk/OP)

O avanço da vacinação contra o coronavírus no Paraná em diferentes faixas etárias contribuiu consideravelmente para a diminuição dos índices de internamentos e consequentemente dos óbitos registrados no Estado.

De acordo com o último boletim da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) divulgado ontem (16), desde o início da pandemia 1.478.428 casos de Covid-19 foram contabilizados e 38.050 paranaenses morreram por conta da doença, ou seja, 2% do total de confirmações.

Nas últimas 24 horas foram registrados 2.112 novos casos e 70 mortes pela doença no Paraná. O maior número de óbitos registrados no Estado este ano em 24 horas aconteceu em março, quando 301 pacientes morreram em decorrência do coronavírus.

Nos 18 municípios que integram a 20ª Regional de Saúde de Toledo, 1.180 pacientes morreram pelo vírus Sars-Cov-2, de acordo com o último relatório divulgado pela Sesa.

Segundo o diretor da 20ª Regional de Saúde, Alberi Locatelli, os números atuais estão bem abaixo dos registrados no início da vacinação, quando os leitos de unidade de terapia intensiva (UTI) atingiram 100% de ocupação. Atualmente, a queda dos casos mais graves reflete na ocupação de leitos de UTI, que está na casa dos 65%. “Os números de ocupação de leitos de UTI caíram sensivelmente, afinal, tivemos meses em que haviam 49 pacientes esperando leito de UTI,” pontua.

Para ele, o ritmo da vacinação contribuiu para a queda da média de mortes no Estado. “A vacina tem se mostrado eficaz e, é claro, essa queda é positiva, mas ainda existe a preocupação com os casos associados à variante Delta”, ressalta.

Diretor da 20ª Regional de Saúde, Alberi Locatelli: “Espero que em breve possamos sair de casa e que a vida de cada um possa voltar a uma certa normalidade” (Foto: Divulgação)

 

VARIANTE DELTA

De acordo com Locatelli, nos 18 municípios que integram a 20ª Regional de Saúde foram registrados três casos da variante Delta e dois pacientes vieram a óbito. “Esses casos são preocupantes porque essa variante é mais agressiva e a transmissão mais rápida”, expõe.

Ele reforça que a participação da população é fundamental para que os números continuem caindo. “Com os cuidados da população, aliados à vacinação, conseguiremos que os casos graves diminuam de uma forma que não haja outro aumento”, pontua.

 

MARECHAL RONDON

Segundo informações do Setor de Epidemiologia da Secretaria de Saúde de Marechal Rondon, neste mês foram registrados nove óbitos no município, cinco deles nos últimos cinco dias e desde o início da pandemia 144 rondonenses perderam a vida por conta da doença.

Entre os municípios que fazem parte da 20ª Regional de Saúde, Marechal Rondon fica atrás apenas de Toledo em número de mortes, que até na quarta-feira (15) apresentava 444 óbitos em virtude da doença.

Junho foi o mês que apresentou o maior índice de óbitos este ano por Covid-19 em Marechal Rondon, com 20 casos, seguido de março com 18 mortes e agosto com 13 falecimentos. Janeiro foi o mês com menor número de fatalidades, com dois casos. Considerando os óbitos ocorridos no município até ontem, a média é de 12 mortes por mês.

No dia 1° deste mês a cidade contabilizava 112 casos ativos, nove pessoas estavam internadas em UTI, cinco pacientes estavam intubados, sete internamentos em enfermarias e 96 em isolamento domiciliar. Já ontem havia 91 pacientes confirmados com a doença.

Em compensação houve um aumento no número de pacientes hospitalizados em leitos de UTI (11).

(Arte: O Presente)

 

VACINAÇÃO

Conforme Locatelli, a meta da 20ª Regional de Saúde é vacinar com a primeira dose toda a população acima dos 18 anos ainda nesta semana. “Temos vacinas suficientes para isso”, enaltece.
De acordo com ele, a maioria dos municípios da área de abrangência da 20ª Regional de Saúde já atingiu essa meta. “Faltam apenas duas cidades, onde estão vacinando pessoas com 20 e 19 anos”, comenta.

Ainda há pessoas que não foram tomar a vacina, no entanto, Locatelli destaca o aumento da procura pela vacina por parte da população. “Houve um acréscimo na procura pela primeira dose”, pontua.

Em relação à segunda dose, ele ressalta a necessidade da população ficar atenta à data programada para a aplicação. “O pessoal está procurando, mas de forma ainda tímida. Esperamos que a intensidade aumente nos próximos dias”, enfatiza.

Até o momento, 35.241 rondonenses receberam a 1ª dose da vacina contra a Covid, 16.074 a 2ª dose e 1.170 foram vacinados com imunizante dose única (Foto: Divulgação)

(Arte: O Presente)

 

PANORAMA

O diretor da 20ª Regional de Saúde faz uma análise otimista da pandemia em relação à diminuição de internamentos de pacientes com quadros graves de doença e da queda na média de mortes na Regional de Toledo. “Mas enquanto houver óbitos ou tiver um paciente internado em um leito e que pode vir a óbito nós não podemos estar satisfeitos”, destaca.

Segundo ele, as estatísticas são importantes, porém, servem apenas para mensurar os índices epidemiológicos. “Não há estatística que vá consolar a família que perdeu um ente querido”, evidencia.

Locatelli ressalta a importância da vacinação para a queda nos números, mas salienta a necessidade da população não “baixar a guarda” contra a doença e manter todos os cuidados e medidas sanitárias como o uso de máscara e o distanciamento social. “Os cuidados ainda são os mesmos, independente se a pessoa já foi vacinada ou não, porque a vacina não impede a contaminação, mas diminui muito as chances de agravamento do quadro clínico do paciente”, conclui.

 

Número de mortes na 20ª Regional

Segundo o último relatório divulgado no dia 10 de setembro pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), os três municípios da 20ª Regional de Saúde – Toledo, que mais registraram óbitos foram Toledo, com 444 mortes, seguido de Marechal Rondon, com 144 casos, e Assis Chateaubriand, com 124 falecimentos.

Confira abaixo a lista com os 18 municípios e o número de óbitos nestas cidades:

(Arte: O Presente)

 

O Presente

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

Copyright © 2017 O Presente