O Presente
Marechal

Marechal Rondon incentiva ações de prevenção à leucemia

Secretaria de Saúde adere à campanha


calendar_month 8 de fevereiro de 2023
2 min de leitura

A Secretaria de Saúde de Marechal Cândido Rondon promove ações que visam conscientizar os cidadãos no tocante à prevenção da leucemia. Trata-se da campanha Fevereiro Laranja, por meio da qual são disponibilizadas informações sobre os sintomas, a importância de um diagnóstico precoce no combate à leucemia, bem como da doação de medula óssea.

A leucemia é um tipo de câncer que causa o crescimento acelerado e anormal nas células do sangue, responsáveis pela defesa do organismo, os leucócitos.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o diagnóstico é realizado a partir de uma suspeita clínica, e, em seguida, ocorrem exames complementares. O primeiro deles é o hemograma, cujas alterações geram a coleta e análise da medula óssea, através do mielograma.

O tratamento visa eliminar as células malignas do corpo, o que pode ser feito por meio de quimioterapia. Em alguns casos, há indicação de transplante de medula óssea. No entanto, é necessário ter um doador compatível, o que é determinado pela genética hereditária. Quanto mais próximos os indivíduos forem do ponto de vista hereditário, maior a chance de compatibilidade.

Onde doar a medula?

As doações de sangue e de medula podem ser feitas no Hemocentro Regional de Cascavel, após agendamento on-line. Estão aptas a doar pessoas com idade entre 16 e 69 anos, peso superior a 50 quilos e com plenas condições de saúde.
O hemocentro está localizado na rua Avaetes, 37, no bairro Santo Onofre, em Cascavel. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (45) 3226-4549 e pelo portal https://www.saude.pr.gov.br/pagina/Doacao-de-Sangue.

Marechal Rondon conta com um ponto de cadastro às pessoas interessadas em doar sangue e medula óssea. Trata-se da Associação Sangue Bom, mantida pelo Lions Clube rondonense e localizada em uma antiga banca de revistas na Avenida Maripá.
O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 11h15 e das 13h30 às 16h30. O telefone de contato é o (45) 2031-1310, além do WhatsApp (45) 99979-2012.

Sintomas

Os principais sintomas e sinais são fadiga intensa, manchas vermelhas pelo corpo, hemorragias ou hematomas recorrentes, infecções frequentes ou graves. O emagrecimento e as dores nos ossos são motivos para buscar ajuda médica. Quanto mais cedo a leucemia for diagnosticada, maiores são as chances de cura dos pacientes. Em caso de dúvida, procure o posto de saúde mais próximo da sua residência.

Com assessoria

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

 
Compartilhe esta notícia:

Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência aos seus visitantes. Ao continuar, você concorda com o uso dessas informações para exibição de anúncios personalizados conforme os seus interesses.
Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência aos seus visitantes. Ao continuar, você concorda com o uso dessas informações para exibição de anúncios personalizados conforme os seus interesses.