O Presente
Marechal

Marechal Rondon na mira de grandes varejistas

Após instalação das Lojas Americanas e rumores sobre a vinda de um grupo de supermercados, especulações sobre a chegada da loja de departamentos Havan ganham cada vez mais força em Marechal Rondon


calendar_month 6 de abril de 2018
5 min de leitura

Uma figura feminina que com um dos braços levanta uma tocha e, com o outro, carrega um tabula que evoca uma lei. A descrição, a princípio, remete à Estátua da Liberdade, localizada na ilha da Liberdade no porto de Nova Iorque. Entretanto, esta é a mesma descrição das 25 réplicas do cartão postal da cidade mais populosa dos Estados Unidos que estão no Brasil, em frente a uma das maiores lojas de departamento que imitam o desenho da Casa Branca – residência oficial e local de trabalho do presidente dos Estados Unidos.

Marechal Cândido Rondon tem se tornado foco de grandes redes e lojas âncoras, como as Lojas Americanas, inaugurada em dezembro do ano passado. Rumores também anunciavam que um grupo de supermercado, que conta com supercenter, farmácias e postos de combustíveis, instalaria uma unidade no município. Desde o ano passado, no entanto, são as especulações de que ao menos a réplica da Casa Branca da Havan se instale no município.

Atualmente, a gigante conta com 111 lojas, que empregam mais de dez mil pessoas em 15 Estados do Brasil, caracterizando-se pelo modelo de megalojas de autoatendimento, com mix de mais de 100 mil itens de produtos nacionais e importados em vários setores. Atualmente o grupo é liderado pelo empresário catarinense Luciano Hang, que comanda , além da Havan, outros empreendimentos no Sul do Brasil, nos segmentos de geração de energia elétrica, postos de combustíveis, factoring, hotelaria, entre outros.

De acordo com informações extraoficiais obtidas pela reportagem de O Presente, Hang teria comentado com pessoas próximas que as negociações para a instalação de uma das megalojas em Marechal Rondon “andou e estamos no projeto e contrato do terreno”.

Por outro lado, o empresário teria informado também que ainda não há definições sobre a vinda da Havan para Marechal Cândido Rondon, pois a empresa estuda a nova portaria da Receita Federal sobre a implantação de free shops em cidades gêmeas no Paraná. O objetivo é identificar e avaliar como essa medida pode impactar as cidades vizinhas.

 

Rumores

Os rumores dão conta de que a intenção de Hang seria instalar a unidade rondonense da Havan em uma área localizada ao lado do portal de entrada do município, na “esquina” da BR-163 com o começo da Avenida Rio Grande do Sul, em um terreno de 34 mil metros quadrados.

Apesar de circularem na mídia informações de que a área já estaria locada e que as obras iniciariam nas próximas semanas para que a inauguração da loja ocorresse até o fim de 2018, o proprietário do imóvel afirma que até o momento não há nenhum negócio fechado com a Havan. “Existe uma negociação que está em fase inicial ainda, mas não há nada firmado”, destaca o proprietário do terreno em entrevista à reportagem de O Presente

Inicialmente, explica ele, a intenção da rede era fazer a compra do espaço, que estava sendo intermediada por um corretor imobiliário de Marechal Rondon. “Mas não tenho pretensão de vender aquela área no momento”, esclarece.

Agora, o dono do imóvel está à frente das negociações com a Havan e, segundo ele, está sendo negociada a locação da área. “Porém não tem absolutamente nada fixado. O terreno não está alugado e ainda estamos negociando”, garante.

 

Benefício local

O prefeito Marcio Rauber diz que sabe que Hang já vem mantendo contatos no município há algum tempo, fazendo estudos de viabilidade, conhecendo terrenos de interesse e conversando com lideranças empresariais. “Mas todas as informações que tenho são oriundas da imprensa. Não tive, ainda, contato pessoal com o empreendedor a respeito disso”, afirma.

Na visão do gestor municipal, se a instalação da Havan se concretizasse no município, seria algo altamente positivo para a comunidade local. “Ganha o consumidor, ganha o trabalhador e ganha o município. A geração de emprego e renda, o recolhimento de tributos, tudo isso interessa ao Poder Público. E o interesse dos empresários em investir em Marechal Rondon é um sinal inconteste de que nossa economia vem crescendo, que temos um ambiente favorável, de confiabilidade, que temos potencial e que estamos no caminho certo. Isso é fruto do trabalho de todos, das instituições públicas, da iniciativa privada e, principalmente, dos nossos trabalhadores da cidade e do campo”, enaltece Rauber.

Sobre o receio dos comerciantes locais com a instalação de uma megaloja, que poderia representar riscos às empresas do município, tendo em vista a concorrência com uma empresa de grande porte, que oferece mais de 100 mil itens de produtos nacionais e importados, o prefeito afirma que os empresários não devem temer, pois a vinda de redes como esta não é negativa para Marechal Rondon. “Muito pelo contrário. São investimentos importantes, que vêm trazer crescimento e desenvolvimento”, reafirma.

Quanto à concorrência, ressalta Rauber, ela é sempre salutar, principalmente para os consumidores. “Com certeza há espaço para todos, dentro dos princípios da competitividade, da lealdade, da ética. Com um comércio mais movimentado e diversificado, a cidade estará atraindo também um grande número de consumidores de outras cidades da região e isso é interessante para todos os comerciantes, de todos os ramos”, enfatiza o prefeito. “Um administrador público jamais poderá impor empecilhos para grandes investimentos, comerciais ou industriais. Esse erro já foi cometido em um passado distante em Marechal Rondon. Devemos nos lembrar dessa lição sempre e estimular novos empreendimentos no nosso município”, reforça.

 

Confira a reportagem completa na edição impressa do Jornal O Presente desta sexta-feira (06).

 
Compartilhe esta notícia:

Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência aos seus visitantes. Ao continuar, você concorda com o uso dessas informações para exibição de anúncios personalizados conforme os seus interesses.
Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência aos seus visitantes. Ao continuar, você concorda com o uso dessas informações para exibição de anúncios personalizados conforme os seus interesses.