Fale com a gente

Marechal Empreendedorismo

Rondon recebe curso de Desenvolvimento Empresarial para micro e pequenas empresas

Publicado

em

Presidente do IdeBrasil, Elton Livio Petterle, e a assessora Mayara Fernanda Silva em visita ao O Presente: “Existe uma ponte entre aprender algo na teoria e concretizá-lo na ação que precisa ser eliminada a partir de métodos e orientações eficientes” (Foto: O Presente)

 

Compartilhar conhecimentos de gestão com os micro e pequenos empreendedores, de forma prática, objetiva, simplificada, em linguagem fácil, possibilitando condições de sustentabilidade e atuando junto às instituições, como Estado, escolas, grandes empresas e associações. Foi com essa missão que em 1999 surgiu o Instituto de Desenvolvimento Empresarial (IdeBrasil), disseminando o conhecimento simples e prático de gestão para o alcance do crescimento com harmonia e liberdade, baseado na premissa de que “o simples é o correto”. E também é com esse objetivo que a organização privada visita Marechal Cândido Rondon e traz o Curso de Desenvolvimento Empresarial (CDE), que terá início a partir do dia 06 de maio, na Associação Comercial e Empresarial (Acimacar).

O presidente, palestrante e fundador do IdeBrasil, Elton Livio Petterle, explica que a partir dos demais cursos voltados para gestores de empresa se percebe a dificuldade para que os conhecimentos adquiridos sejam colocados em prática. “Existe uma ponte entre aprender algo na teoria e concretizá-lo na ação que precisa ser eliminada a partir de métodos e orientações eficientes”, pontua.

O curso será dividido em seis módulos, com aulas de segunda a sexta-feira nos períodos matutinos, das 08 às 12 horas, e noturnos, das 19 às 23 horas, para melhor proveito dos alunos, que terão a oportunidade de participar da especialização. O principal objetivo da ação, de acordo com o empresário, é apresentar formas para melhorar a atuação na região. “O curso tem como base a experiência e oferece aos alunos um intervalo entre os módulos para que eles possam aplicar o que foi aprendido e levar para sala de aula suas experiências e dúvidas. Seu objetivo é formar empreendedores capazes de ter o domínio do próprio negócio, independentemente do seu grau de formação atual”, expõe Petterle.

Após os módulos de ensino, os profissionais do IdeBrasil ficam à disposição para auxiliar os empresários com pesquisa e ajuste das dificuldades que aparecem durante a prática dos alunos. “As pessoas que tiverem dúvidas entre os módulos podem demandar esclarecimentos. Queremos que as pessoas implantem o projeto. Isso organiza uma empresa”, reitera.

A projeção de duração do curso é de cerca de oito meses e meio. Os módulos contemplam temas como custos, finanças, organização empresarial e liderança, negociação, estoque, marketing e administração estratégica.

 

Metodologias para o gestor de empresas

Com base na sua própria experiência, o idealizador do IdeBrasil, após desafios, fracassos, aprendizados, erros e sucesso, criou cursos capazes de vencer a distância entre teoria e prática. Foram mais de dez anos investidos em pesquisas, envolvendo diferentes Estados e empreendedores do Brasil, para elaborar o Curso de Desenvolvimento Empresarial.

“As faculdades tradicionalmente estão acostumadas a dar uma formação acadêmica. Ficam quatro anos, por exemplo, estudando Administração, aprendendo vários conceitos, mas nada voltado para o pequeno negócio. Todos os ‘cases’ e exemplos são voltados para grandes empresas. São modelos que não funcionam mais. Sem aplicabilidade e ferramentas práticas”, enfatiza Petterle.

Segundo o presidente do IdeBrasil, o projeto contempla a junção de faculdades como Administração, Contabilidade, Economia e Engenharia. “Pegamos conhecimentos que são transmitidos nas faculdades, em 12 a 14 anos – se uma pessoa fizesse cursos sequência – e tiramos a essência disso e transformamos, através de uma metodologia, em ferramentas práticas para serem aplicadas no pequeno negócio. De todos os conhecimentos escolhemos aqueles que dão mais resultados”, salienta.

Petterle frisa que a busca não é pela empresa perfeita, mas pela empresa que funciona e dá resultados. “Quem faz esse curso vai aprender em 120 horas o que levaria de 12 a 14 anos de uma maneira muito teórica e que talvez não conseguisse levar para a prática. Esse é o grande legado que esse curso deixa para as pessoas”, afirma.

O investimento na capacitação, conforme o presidente do IdeBrasil, gera um grande retorno. “Pessoas que participaram apenas do primeiro módulo já obtiveram, no mínimo, 3% de melhoria da lucratividade em relação ao faturamento”, relata, acrescentando: “O projeto contempla corrigir fissuras e vários pequenos equívocos de gestão”.

 

Falta de planejamento

Ele percebe que a falta de planejamento é um dos principais problemas apresentados em micro e pequenas empresas. “Todos possuem metas de crescimento, mas quando se pergunta o que vai ser feito em cada mês para atingir isso não tem nenhuma ação. É apenas uma expectativa”, revela.

Conforme Petterle, 96% dos donos de pequenos negócios não sabem qual o seu lucro mensal com certeza absoluta. Isso porque, acrescenta, não eles não têm ferramentas para isso. “Se não se sabe qual o lucro mensal, significa que não sabe quais são os custos, porque lucro é a diferença entre o que eu vendo, menos o que me custou”, ressalta.

Com isso começam a surgir as decisões erradas. “As decisões são tomadas em cima de resultados e se você não sabe com certeza absoluta o seu resultado fica fazendo tentativas e erros para tentar melhorar, mas sem conhecimento e ferramentas para isso”, salienta.

Outro problema advém de, por exemplo, não ter um fluxo de caixa projetado para seis meses ou um ano. “Falta perspectiva. Eles (empresários) vivem o presente, o dia. Alguns também não conseguem controlar o caixa corretamente, misturando o dinheiro pessoal e profissional”, enfatiza.

No campo de gestão de pessoas, o presidente do IdeBrasil diz que a principal reclamação se refere à falta de interesse e motivação das equipes de colaboradores. “Todos reclamam que as equipes não vestem a camisa e etc, mas vai ver o dono do negócio não tem nenhuma formação em liderança e gestão de pessoas. Os processos e a organização interna da empresa dele não são claros. Ele comanda conforme o temperamento dele no dia”, menciona. “Com isso os funcionários não compreendem esses comandos aleatórios, que funcionam conforme o humor do dono, e deixam de contribuir e ter motivação para trabalhar na empresa”, enaltece.

 

Palestra

O Curso de Desenvolvimento Empresarial será apresentado em Marechal Rondon a partir de uma palestra técnica que acontece no dia 15 de abril, na Acimacar. Neste dia os encontros serão realizados nos períodos matutino, às 08 horas e 10h30, vespertino, às 16h30, e noturno, às 19h30, permitindo ao empresariado uma maior oportunidade de participação.

De acordo com Petterle, a palestra é voltada a donos de negócios ou executivos que tomem decisões de caráter estratégico dentro de uma empresa. “Na palestra a gente mostra quais são os principais equívocos que acontecem, o quanto pode se perder com cada um deles, a soma disso tudo ao longo dos anos e como é representativo na história de um negócio. Pode representar a diferença entre ter ou não sucesso”, destaca.

O presidente da IdeBrasil observa que é importante participar da palestra mesmo se não houver interesse em fazer o curso. “Na palestra iremos mostrar graves erros de gestão, as consequências e dicas de solução, independente se a pessoa vai fazer o curso ou não, essa palestra traz grandes resultados”, menciona.

 

Inscrições

Aos interessados em realizar a inscrição, é preciso acessar o site edhmarechalrondon.idebrasil.com.br e preencher a ficha on-line. Para mais informações o empresário deve entrar em contato com uma das organizadoras do evento, Manoela, pelo telefone (41) 99137-8537. Vale lembrar que a atividade é gratuita e no dia do evento apenas é necessário a entrega de um quilo de alimento não perecível. As doações serão destinadas para uma instituição carente.

Vale salientar que a equipe do IdeBrasil também realizará visitações a uma série de empresas de Marechal Rondon e que empresários das cidades vizinhas também podem participar da palestra.

 

O Presente

 

Copyright © 2017 O Presente