Fale com a gente

Marechal

Marechal Rondon recebe Projeto Lucas amanhã e quinta-feira

Publicado

em

 

O Presente

Pastora Leidi Mari Leandro Vorpagel, secretaria de Saúde, Marciane Specht, secretária de Assistência Social, Josiane Laborde Rauber, e pastor Edson Noskoski em visita ao O Presente para divulgação do projeto

 

Chega amanhã (24) em Marechal Cândido Rondon o Projeto Lucas, da Igreja do Evangelho Quadrangular. A iniciativa roda o país em um ônibus para levar atendimento voluntário nas áreas de medicina e odontologia, entre outras. No município rondonense as ações serão realizadas amanhã e quinta-feira (25), através da 3ª Igreja do Evangelho Quadrangular, em parceria com as secretarias de Assistência Social e de Saúde.

O projeto, criado pela Secretaria Geral de Missões, visa atender as regiões carentes de todo o Brasil e também do exterior. Por meio do projeto, profissionais voluntários da área da saúde viajam em ônibus equipado com consultório médico e odontológico, prestando cuidados clínicos gratuitamente à população. Entre os diversos serviços estão aferição de pressão, teste de glicemia e distribuição de medicamentos, além de atendimento odontológico para crianças, adultos e idosos. Também será ofertado serviço de cabelereiro.

Amanhã o ônibus ficará estacionado em frente ao Centro de Atendimento à Família (CAF), na Rua Belém, no bairro Botafogo. Os atendimentos serão realizados na parte da manhã, das 09 às 12 horas. Na parte da tarde, serão na Escola Municipal Ana Paula, a partir das 13h30. Já na quinta-feira, durante a manhã e à tarde, as ações acontecerão na sede da Igreja Quadrangular, que fica na Avenida Rio Grande do Sul, no Parque Ecológico, próximo ao Posto Tonin.

 

1ª vez no município

Esta é a primeira vez que o município recebe o Projeto Lucas e, de acordo com pastor Edson Noskoski, da 3ª Igreja do Evangelho Quadrangular, é muito importante a realização desta ação no município, visto que já são mais de 20 ônibus em todo o Brasil que levam esse trabalho voluntário às comunidades.

Segundo Edson, para os atendimentos odontológicos serão disponibilizadas 15 fichas, por conta do tempo que o profissional precisa para realizar a consulta. “Algumas consultas podem demorar mais que outras, então foi estipulado esse número de fichas, visto que se precisar realizar algum procedimento odontológico o dentista já estará fazendo o mesmo. Já os demais atendimentos serão organizados por senha”, explica o pastor, ao afirmar que o intuito é realizar o máximo de atendimentos possíveis nestes dois dias de ações voluntárias.

Além dos profissionais que integram o projeto, a Secretaria de Saúde também disponibilizará técnicos em enfermagem para auxiliar nos atendimentos. Para a secretária de Saúde, Marciane Specht, o projeto é de suma importância, visto que a população terá acesso a atendimento médico próximo de sua residência. “O intuito é a prevenção das doenças e a promoção da saúde. Mostrar a importância de se criar um hábito de verificar constantemente as condições de saúde, mesmo que não apresente nenhuma doença ou sintomas”, expõe.

Já a secretária de Assistência Social, Josiane Laborde Rauber, enfatiza que a secretaria disponibilizará as tendas para a realização dos atendimentos. Ela também destaca que as ações realizadas no momento, dentre elas a Campanha do Agasalho e a campanha Faça Bonito, que segue até primeira semana de junho, serão divulgadas durante as ações do Projeto Lucas.

Copyright © 2017 O Presente