Marechal Cândido Rondon recebe, nesta quinta-feira (04), o Projeto Sedef nos Municípios, promovido pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social e Família (Sedef). O evento acontece durante todo o dia no Café Colonial do Parque de Exposições do município e reúne gestores, técnicos e assessores do serviço público de 16 cidades. O objetivo do encontro é levar aos técnicos locais informações a respeito de programas e ações da pasta com o propósito de melhorar a vida da população paranaense.
Segundo o secretário estadual do Desenvolvimento Social e Família, Rogério Carboni, muitos municípios têm dificuldade em gastar os recursos disponíveis na secretaria em virtude de regras burocratizadas. “Estamos indo nos municípios para trocar experiências, esclarecer pontos e também colher as boas práticas para levar para outras cidades paranaenses”, enaltece.

Para o prefeito de Marechal Rondon, Marcio Rauber, o encontro é uma oportunidade para ampliar o conhecimento dos profissionais dos municípios. “É preciso que o Poder Público atue com eficiência, e isso acontece apenas quando os municípios conseguem caminhar juntos, sem perda de recursos e conseguindo captar tudo aquilo que o estado à disposição”, destaca.

Projeto-piloto
Uma parceria entre a Sedef e a ONG Renovatio promove durante o encontro testes de visão gratuitos em crianças de escolas municipais, que anteriormente passaram por triagem. Os exames acontecerão na Unidade Móvel de Saúde da Renovatio.
De acordo com Felipe Santin, coordenador de Ações Sociais da ONG Renovatio, o projeto acontece em todo o Brasil e no Paraná o programa se estenderá em outros seis municípios. Segundo ele, o principal objetivo é reduzir a taxa de evasão escolar, pois em muitos casos as crianças têm dificuldade em enxergar a lousa. “Estamos aqui não só para resolver o problema de visão, mas também para auxiliar na alfabetização e educação desses estudantes”, ressalta.

Segundo a secretária de Assistência Social de Marechal Rondon, Josiane Laborde Rauber, a iniciativa deve ajudar no rendimento escolar. “Além dos testes, a ONG também disponibilizará gratuitamente os óculos aos estudantes que tiverem necessidade”, menciona. A expectativa, segundo ela, é de que os óculos sejam entregues no prazo de 15 a 20 dias após a encomenda.
Ainda durante o evento, profissionais capacitarão técnicos da Assistência Social sobre como utilizar os recursos, além de sanarem dúvidas sobre a eleição ao Conselho Tutelar.

Programação
A programação do evento teve início às 08h30 com o credenciamento dos participantes. Em seguida, aconteceu a abertura do evento com o secretário estadual do Desenvolvimento Social e Família, Rogério Carboni, prefeitos e autoridades.
Às 09h30 começaram os debates previstos: o primeiro sobre Coordenação da Política da Pessoa com Deficiência, seguido de Coordenação da Política da Criança e do Adolescente – Conferência e Eleição do Conselho Tutelar e Políticas para a Juventude.
A partir das 13h30, haverá apresentação cultural das crianças do Centro de Atendimento à Família (CAF); às 14 horas, Núcleo Fazendário Setorial, sobre a execução de recursos; 14h30, abordagem sobre a Política de Assistência Social, com foco nas conferências municipais; das 15h30 às 16h30, explanação do Programa Nossa Gente.
Outros municípios
Além de representantes de Marechal Rondon, participam do encontro profissionais de Diamante do Oeste, Entre Rios do Oeste, Guaíra, Maripá, Mercedes, Nova Santa Rosa, Ouro Verde do Oeste, Pato Bragado, Palotina, Quatro Pontes, Santa Helena, São José das Palmeiras, São Pedro do Iguaçu, Toledo e Terra Roxa.
Marechal Rondon foi a terceira cidade a sediar o Projeto Sedef nos Municípios. O encontro já ocorreu em Dois Vizinhos e Rio Branco do Sul, nos meses de março e abril, respectivamente. A próxima cidade que sediará o evento é São Mateus do Sul.












O Presente