Com o objetivo de alcançar a meta de 95% do público-alvo imunizado, estabelecida pelo governo federal, a Secretaria de Saúde de Marechal Rondon realiza neste sábado (25) um 2º Dia D da Campanha Nacional de Vacinação Contra Poliomielite e Sarampo. Contudo, desta vez, apenas a Unidade de Saúde 24 Horas terá o atendimento estendido, das 08 às 17 horas.
A campanha segue até sexta-feira (31) em todas as unidades de saúde, que atendem das 08 às 17 horas, com exceção de Bom Jardim e São Roque. Nestes casos específicos, os pais podem levar as crianças às unidades mais próximas, respectivamente, em Iguiporã e Margarida.
A Secretaria de Saúde orienta que apenas não devem ser vacinadas as crianças que receberam a vacina há menos de 30 dias; caso faça mais tempo, mesmo as que já foram imunizadas devem receber nova dose.
Paraná e Brasil
No Paraná, segundo balanço do Ministério da Saúde, cerca de 230 mil crianças que ainda não foram vacinadas. O índice do Estado estava, nesta semana, em 60% do público-alvo vacinado contra a pólio e 59% para o sarampo.
De acordo com o Ministério da Saúde, foram aplicadas, em todo o país, mais de 12,5 milhões de doses das duas vacinas – cerca de 6,2 milhões de cada uma. A meta do governo federal é vacinar pelo menos 95% das 11,2 milhões de crianças na faixa etária estabelecida, independentemente de sua situação vacinal, e criar uma barreira sanitária de proteção da população.
Para a poliomielite, crianças que ainda não tomaram nenhuma dose na vida serão imunizadas com a Vacina Inativada Poliomielite (injetável), enquanto as que já tiverem tomado uma ou mais doses receberão a Vacina Oral Poliomielite (gotinha). Quanto ao sarampo, todas as crianças devem receber uma dose da vacina tríplice viral – com exceção para as que tenham sido vacinadas nos últimos 30 dias.
Casos
Atualmente, o país enfrenta pelo menos dois surtos de sarampo – em Roraima e no Amazonas. Até o momento, foram confirmados 1.087 casos de sarampo no Amazonas, enquanto 6.693 permanecem em investigação. Já Roraima confirmou 300 casos da doença, enquanto 67 continuam em investigação.
Há ainda casos isolados e relacionados à importação identificados nos seguintes Estados: São Paulo (2), Rio de Janeiro (18), Rio Grande do Sul (16), Rondônia (1), Pernambuco (2) e Pará (2).
Com assessoria e agências