Fale com a gente

Marechal Aplicação de defensivos

Marechal Rondon tem potencial para uso de drones na agricultura 

Publicado

em

(Foto: Divulgação)

Projeto de lei que autoriza o uso de drones para aplicação de defensivos agrícolas na área rural de Marechal Cândido Rondon foi aprovado recentemente pela Câmara de Vereadores. Contudo, tendo em vista o perfil dos agricultores locais, em sua maioria pequenos e médios produtores, muito se questiona sobre a efetiva vantagem no uso destes equipamentos na atividade. Além disso, questões envolvendo legislações estaduais e federais ainda são vagas e geram dúvidas, apesar da lei municipal. Ainda assim, os drones ganham cada vez mais espaço na região Oeste e há quem veja Marechal Rondon como um município em potencial para uso desta tecnologia.

Lucas Daniel Barbieri é sócio-proprietário da OperAgro, de Toledo, uma empresa que presta suporte ao agro desde 2016. A iniciativa viu nos drones, cada vez mais presentes no dia a dia, ferramentas em potencial para o agronegócio. “Iniciamos com o propósito de prestar serviço a multinacionais de pesquisa agrícola, desenvolvendo e manejando ensaios de pesquisa por todo o país. No início de 2019 implementamos aos nossos trabalhos o uso de drones pulverizadores e, no início deste ano, passamos a levar essa tecnologia aos produtores”, contou ao O Presente.

No ramo de pesquisa, a empresa atua em toda a região Sul do Brasil, com uma filial em Sorriso, no Mato Grosso. No atendimento aos produtores rurais, a empresa presta serviços em toda a região Oeste do Paraná.

Sócio-proprietário da OperAgro, Lucas Daniel Barbieri: “O valor ultrapassa o dos meios habituais de pulverização usados hoje, porém há compensação na qualidade da aplicação” (Foto: Divulgação)

 

PRODUTIVIDADE

Diante do alto valor agregado aos drones, Barbieri explica que os produtores interessados na aplicação de defensivos nessa modalidade contatam a empresa e eles verificam a viabilidade da aplicação para, então, executar o serviço.

Segundo ele, áreas de todos os tamanhos buscam a aplicação por drone, porém os produtores com alto nível técnico se sobressaem. “Todos com intuito de buscar, por meio da tecnologia, a mais alta produtividade”, destaca.

 

VANTAGENS X CUSTOS

O empresário afirma que a aplicação de defensivos com drones apresenta inúmeras vantagens. “Há praticamente zero amassamento do solo e da cultura, o vento que as hélices fazem na aplicação levam o produto até o solo e, além disso, pela ultrabaixa vazão, o produto é aplicado em maior concentração. Há até mesmo economia de água no preparo da calda”, enumera.

Por outro lado, ele destaca que o custo é a principal dificuldade. “O valor ultrapassa o dos meios habituais de pulverização usados hoje, porém há compensação na qualidade da aplicação”, evidencia.

 

MARECHAL RONDON

Analisando a área rural de Marechal Cândido Rondon, Barbieri vê potencial para o uso da tecnologia. “Algumas áreas na região têm difícil acesso, o que é uma dificuldade para os pulverizadores habituais e se agrava em períodos de chuva prolongados, obstáculos esses que, com o uso do drone, são praticamente anulados”, observa.

 

O Presente

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

Copyright © 2017 O Presente