Fale com a gente

Marechal Das 20 às 08 horas

Marechal Rondon tem racionamento de água ampliado para seis dias na semana

Publicado

em

(Foto: Divulgação)

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Marechal Cândido Rondon iniciou o mês de agosto com o racionamento de água intensificado. O município está na fase 3 desde o dia 27 de julho, contudo, desde ontem (03), passou a vigorar um novo cronograma no rodízio de água: ao invés de quatro dias por semana com racionamento, agora são seis: três dias na região 1 (segundas, quartas e sextas-feiras) e três dias na região 2 (terças, quintas e sábados), sempre das 20 às 08 horas. A mudança ocorreu após a reclamação de consumidores, que não concordaram com tantas horas seguidas de racionamento – das 14 às 08 horas -, uma vez que após as 18 horas é o momento em que os rondonenses mais necessitam de água em suas casas. Em vista disso, a autarquia revisou a medida, que nem chegou a ser adotada, e reduziu o horário, mas ampliou os dias da semana.

A região 1 contempla parte do centro e os bairros Boa Vista, Vila Gaúcha, Ana Paula e parte do São Lucas. Já a região 2 abrange os bairros Alvorada, Espigão, Líder, Marechal, parte do Botafogo, parte do centro, parte do Higienópolis, parte do São Lucas, Primavera, São Francisco e Universitário.

 

MONITORAMENTO

“Estamos monitorando todos os dias a quantidade de água que se pode tirar de cada poço. Percebemos que está diminuindo cada dia mais o volume hídrico que temos para atender a população”, lamenta o diretor técnico e operacional do Saae, Vitor Giacobbo.

Segundo ele, após as horas de racionamento, a normalização do abastecimento da água ocorre de forma gradativa, levando em consideração a distância e a altitude da região. “Nós voltamos a água às 08 horas, mas nem em todos os lugares a água chega nesse horário, podendo demorar até as 12 horas do dia seguinte”, expõe.

 

MAIOR CONSUMO

Conforme Giacobbo, sextas-feiras e sábados são os dias da semana em que mais se consome água no município. “Nesses dias o consumo cresce de um a dois milhões de litros de água. Nos dias de semana são gastos 12 milhões de litros de água. Já nas sextas-feiras são consumidos em torno de 13 milhões e nos sábados quase 14 milhões de litros de água”, salienta.

 

FASES

Marechal Rondon passa por racionamento de água desde o mês de março. A fase 1 foi realizada de 18 de março a 08 de maio, nas quartas e quintas-feiras, uma vez por semana em cada região (1 E 2) durante 12 horas à noite (das 20 às 08 horas); a fase 2 foi adotada de 1º de maio até 23 de julho, nas segundas, terças, quartas e quintas-feiras, duas vezes por semana em cada região durante 12 horas à noite (das 20 às 08 horas); e a fase 3 está em andamento. Caso seja necessário, o Saae pretende implantar as fases 4 e 5. A fase 4 prevê racionamento de água três vezes por semana em cada região durante 12 horas (das 14 às 02 horas), nas segundas, terças, quartas, quintas, sextas e sábados); e a fase 5 três vezes por semana durante 18 horas (das 08 às 02 horas), nas segundas, terças, quartas, quintas, sextas e sábados.

 

RECOMENDAÇÕES

O Saae viu na perfuração de novos poços uma solução rápida, porém momentânea, para a falta d’água no município. Os trabalhos estão em andamento, todavia, os novos poços não devem fazer parte da rede de água antes de 30 dias.

Para não sofrer com as pausas no abastecimento, a autarquia recomenda que todo imóvel tenha uma caixa d’água. O reservatório domiciliar deve ser escolhido pensando na capacidade suficiente para manter por 24 horas o consumo diário dos moradores da residência. De uma a quatro pessoas, o recomendado é uma caixa de 500 litros; de cinco a seis pessoas, o ideal é uma caixa de 750 litros; e de sete a dez pessoas, a caixa pode ser de mil litros de água.

Além disso, a redução do desperdício por parte dos consumidores é outra maneira para melhorar a situação hídrica. A lavagem de calçadas com a mangueira, por exemplo, é uma prática que deve ser evitada, pois o uso desse recurso gasta cerca de 280 litros de água em 15 minutos. A sugestão é para que a população opte por varrer o local ou, em caso de necessidade, reutilizar a água da lavagem de roupas.

Na hora do banho, a vazão dos chuveiros varia entre seis e 25 litros de água, dependendo do modelo e da pressão. A orientação é para que o banho demorado seja constantemente repensado e que o chuveiro só seja aberto quando necessário.

Tomar cuidado com o vazamento das tubulações, usar a descarga com consciência, lavar roupas e louças com menos frequência e mais atenção são outras boas atitudes que ajudam a redução do consumo de água.

Com assessoria

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

Copyright © 2017 O Presente