Por conta da realização de partos no Hospital Municipal Cruzatti, desde meados de 2017, a Prefeitura de Marechal Cândido Rondon receberá um incentivo de R$ 169 mil do governo federal.
Para receber o valor, o município terá que cadastrar uma proposta junto ao Ministério da Saúde. A possibilidade do incentivo foi publicada no Diário Oficial da União, através da portaria Nº 3.186.
O valor é destinado à aquisição de equipamentos à reorganização do processo de trabalho e qualificação do cuidado e assistência nos estabelecimentos de saúde municipais, distritais e estaduais de administração pública, no âmbito do Sistema Único de Saúde, que prestam assistência às gestantes, parturientes, recém-nascidos e puérperas, no contexto da Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional (ESPIN) decorrente do coronavírus.
O incentivo financeiro tem como objetivo apoiar a adoção de medidas de estruturação e adequação dos seguintes ambientes de atendimento às gestantes, parturientes, recém-nascidos e puérperas, no intuito de reduzir os riscos individuais e coletivos decorrentes da Covid-19: sala de parto, centro obstétrico, e alojamento conjunto, suporte de ventilação mecânica às gestantes com intercorrências obstétricas, suporte ventilatório e controle da hipotermia aos recém-nascidos prematuros, garantindo o cuidado seguro e de qualidade.
DIREITO
Marechal Rondon terá direito ao recurso por conta de que, com base no ano de 2019, o Hospital Cruzatti, que está cadastrado no Sistema Nacional de Cadastro de Estabelecimentos de Saúde (SCNES), realizou mais de 250 partos. Ao todo, naquele ano, foram 332 nascimentos, sendo 193 cesáreas e 139 partos normais.
ITENS
Na proposta, diversos itens são pretendidos, entre eles berço aquecido, bomba de infusão, cama PPP, computador, incubadora de transporte neonatal, além de diversos outros equipamentos.
Com assessoria