A partir de segunda-feira (12), Marechal Cândido Rondon retoma o racionamento de água em seis dias por semana, três vezes em cada região da cidade. “Voltamos com os dois dias que tínhamos tirado, porque aumentou muito o consumo, em mais de um milhão de litros por dia”, menciona o diretor-executivo do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), Dieter Seyboth.
Desse modo, a região I, que compreende parte do centro e os bairros Boa Vista, Vila Gaúcha, Ana Paula e parte do São Lucas, terá racionamento nas segundas, quartas e sextas-feiras. Já na região II, que contempla parte do centro e os bairros Alvorada, Espigão, Líder, Marechal, parte do Botafogo, parte do Higienópolis, parte do São Lucas, Primavera, São Francisco e Universitário, o racionamento será às terças, quintas-feiras e sábados. Em ambas as regiões a suspensão no abastecimento acontece das 20 às 08 horas do dia seguinte. “Vale salientar que, variando a distância e a altitude da região, a retomada da água pode variar”, ressalta Seyboth.
APLICABILIDADE VARIÁVEL
De acordo com o Saae, a aplicabilidade do racionamento será condicionada à análise diária dos consumos registrados e o balanceamento com os níveis dos reservatórios. “Ao fim do dia, vamos analisar se temos um bom estoque nos reservatórios. Se a comunidade economizou, a gente não precisa fazer o racionamento, pois estaremos com os reservatórios mais preparados para o dia seguinte”, expôs Seyboth ao O Presente.
NOVOS POÇOS
Em matéria veiculada pelo O Presente em meados de setembro, o diretor executivo do Saae relatou que havia planos e trâmites para a perfuração de mais cinco poços no município. Após a abertura do processo licitatório, o plano de ação avança: “Os locais escolhidos para as tentativas são próximos à cidade e à nossa rede hídrica, o que facilita a ligação”, declarou, na ocasião.
Segundo ele, caso as novas perfurações não surtam resultado positivo, o Saae entrará com o projeto emergencial de uma Estação de Tratamento (ETA), podendo auxiliar o abastecimento municipal já no próximo verão.

Últimos dias têm sido de muito calor em Marechal Rondon, o que aumentou a demanda por água (Foto: O Presente)
O Presente