O Presente
Marechal

Marechal vai ferver! Previsão é de 38ºC para o fim de semana; sensação térmica deve alcançar 40ºC

São temperaturas nunca antes vistas num início de primavera, estação que começa neste sábado (23)


calendar_month 22 de setembro de 2023
3 min de leitura

A onda de calor segue firme e forte no Paraná e em Marechal Cândido Rondon a previsão para o sábado (23) e domingo (24) é de máxima de 38ºC – hoje os termômetros devem chegar a 37ºC. São temperaturas nunca antes vistas num início de primavera (a estação começa no sábado).

Veja a previsão para Marechal Rondon, conforme o Weather:

Veja a previsão para Marechal Rondon, conforme o Simepar:

Alerta segue

O Paraná segue em alertas vermelho e laranja para onda de calor, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), até o domingo (24). Mas o alerta deve ser prorrogado.

Como foi a quinta

A quinta (21) foi mais uma tarde de bastante calor em grande parte do centro-sul do Brasil devido À massa de ar quente que está estagnada sobre a região. No leste de Mato Grosso do Sul foram registradas temperaturas máximas na casa dos 40,0 °C. No Paraná o calor também é rigoroso principalmente no Sudoeste e Oeste, fronteira com o Paraguai e a Argentina e em toda a faixa norte, divisa com os estados de Mato Grosso do Sul e de São Paulo. Os maiores registros ocorreram em Altônia, 38,3°C, e Baixo Iguaçu. Em Curitiba, de acordo com a estação meteorológica do Inmet, a máxima foi de 30,3°C.

Cuidados

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) emitiu um alerta sobre os riscos que o forte calor pode provocar. Os principais impactos das ondas de calor sobre a saúde são exaustão, tontura, desmaios, dor de cabeça, náuseas, cólicas, brotoejas pelo corpo e inchaços, principalmente nos tornozelos, pés e mãos.

Para evitar estes problemas, os cuidados que podem ser adotados em casa ou no ambiente externo são: ter sempre uma garrafinha de água por perto; caso tenha dificuldade em ingerir água, saborizar a água com rodelas de limão, laranja ou hortelã, por exemplo; utilizar alarmes ou aplicativos que enviam avisos sonoros para lembrar de tomar água; consumir mais frutas, verduras e legumes; e não substituir a água por néctares, sucos ou refrigerantes.

Outras sugestões são tomar banhos gelados, usar ventiladores e evitar exercícios físicos ao ar livre em horários muito quentes. A onda de calor começou no sábado (16) no Paraná, com índices de umidade relativa do ar abaixo dos 30%, com exceção das praias.

As recomendações são dirigidas à população em geral, mas crianças e idosos devem ter atenção redobrada. É importante nesse período de forte calor evitar a exposição ao sol, principalmente das 10 às 16 horas, e sempre aplicar protetor solar, independentemente do horário.

 
Compartilhe esta notícia:

Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência aos seus visitantes. Ao continuar, você concorda com o uso dessas informações para exibição de anúncios personalizados conforme os seus interesses.
Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência aos seus visitantes. Ao continuar, você concorda com o uso dessas informações para exibição de anúncios personalizados conforme os seus interesses.