O Presente
Marechal

Máscaras utilizadas devem ser descartadas no lixo do banheiro, orienta secretária de Saúde

calendar_month 11 de abril de 2020
2 min de leitura

Muitas medidas foram adotadas para que o comércio de Marechal Rondon fosse reaberto.

Hoje (11), segundo sábado do mês e véspera de Páscoa, as lojas ficarão abertas até as 16 horas.

Dentre as medidas obrigatórias para a reabertura dos estabelecimentos comerciais está o uso obrigatório de máscaras por funcionários e clientes.

Em supermercados, por exemplo, a pessoa não é autorizada a entrar se não estiver usando máscara.

Em virtude da medida, muitos questionamentos surgiram sobre como proceder em relação ao descarte das máscaras utilizadas.

De acordo com a secretária de Saúde, Marciane Specht, a Secretaria Municipal de Saúde revisou as portarias do Ministério da Saúde, mas não identificou nenhuma norma ou orientação para descarte correto da máscara usada diariamente para circulação das pessoas. “Dessa forma, nós, da secretaria, orientamos que a máscara (descartável) seja descartada no lixo do banheiro. Vale ressaltar que as pessoas, os pacientes que foram orientados pelos profissionais de Saúde para isolamento domiciliar, que estes profissionais recebem das unidades de saúde um saco de leite leitoso, no qual devem ser descartadas as máscaras cirúrgicas utilizadas pelo paciente ou seus comunicantes. Ao final do isolamento a família deve levar esse saco de lixo para a unidade de saúde para o descarte correto”, menciona.

 

Máscaras de pano

Em relação às máscaras de pano, o Ministério da Saúde lançou, recentemente, uma campanha digital pela mobilização da população para fabricar as próprias máscaras de pano. Para ser eficiente como uma barreira física, a máscara caseira precisa seguir algumas especificações, como ter, pelo menos, duas camadas de pano, ou seja, dupla face; ser individual, ou seja, não pode ser dividida com ninguém; os materiais para confecção podem ser tecidos de algodão, tricoline, TNT ou outros, desde que cubram totalmente o nariz e a boca, sejam higienizados corretamente e que as máscaras estejam bem ajustadas ao rosto, sem deixar espaços nas laterais.

As máscaras também devem ser lavadas pelo próprio indivíduo, com sabão ou água sanitária, permanecendo de molho por cerca de 20 minutos, para manutenção do autocuidado, e ser trocada quando ficar úmida.

 

O Presente com Rádio Difusora

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

 

 
Compartilhe esta notícia:

Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência aos seus visitantes. Ao continuar, você concorda com o uso dessas informações para exibição de anúncios personalizados conforme os seus interesses.
Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência aos seus visitantes. Ao continuar, você concorda com o uso dessas informações para exibição de anúncios personalizados conforme os seus interesses.