O Conselho Regional de Medicina do Paraná (CRM-PR) realiza na manhã deste domingo (17) a sua tradicional solenidade alusiva ao Dia do Médico. Nesta 36ª edição, o evento será pelo meio virtual, a exemplo do que ocorreu em 2020, atendendo assim às recomendações sanitárias de distanciamento e prevenção à pandemia. A entrega do Diploma de Mérito Ético-Profissional e o símbolo da Medicina em cristal este ano vai alcançar 121 médicos que completaram 50 anos de formados e com histórico exemplar.
As comendas foram entregues ou encaminhadas previamente aos domicílios dos homenageados, com registros fotográficos para serem exibidos durante a cerimônia, que terá ainda a premiação da Medalha de Lucas – Tributo ao Mérito Médico, conferida à pediatra Luci Yara Batista Pfeiffer em reconhecimento ao seu trabalho social e humanitário, já que concentrou praticamente toda a sua carreira em defesa da infância saudável e da proteção a crianças em situação de risco (saiba mais AQUI). O CRM-PR ainda vai prestar homenagem a todas as vítimas da pandemia da Covid-19, incluindo os médicos vitimados pela doença.
A solenidade do Dia do Médico será aberta pelo presidente do CRM-PR, Roberto Issamu Yosida, e terá as participações do secretário estadual da Saúde, Beto Preto, do presidente da Associação Médica do Paraná, Nerlan Tadeu de Carvalho, e do presidente da Academia Paranaense de Medicina, Renato Araújo Bonardi. Eles farão a saudação aos médicos paranaenses e manifestação de respeito e solidariedade aos profissionais, em especial pelo período de grande dificuldade no exercício da atividade devido à pandemia. A abertura ocorre às 09 horas e terá transmissão aberta e em tempo real pelo canal do Conselho no YouTube (clique AQUI). O vídeo, na íntegra, ficará disponibilizado no acervo do CRM-PR.
A programação inclui a exibição do Hino Nacional, tendo imagens do período em que os homenageados eram estudantes ou se formaram; o momento musical, com apresentação ao piano da “Sonata ao Luar” (de Beethoven) pelo médico, professor e músico Valderílio Feijó de Azevedo; e respeitado o “minuto de silêncio” para reverenciar a memória de mais de uma centena de médicos falecidos este ano no Paraná, a maioria deles vítimas da Covid-19. Será exibido mosaico com fotos de médicos falecidos em 2021.

Quem são
Do total de homenageados, 40% são radicados em Curitiba. O grupo tem 13 de mulheres. A deferência alcança ainda quatro médicos que faleceram em 2021, ano em que completaram o Jubileu de Ouro. São eles os doutores Mario Marcio Negrão (CRM-PR 3.258), Orival Alves (5.546), Valmir Pineli Alves (9.048) e Pedro Salviano Filho (3.891). O CRM-PR reitera a sua solidariedade aos familiares e amigos.
Confira abaixo relação de médicos que estão sendo homenageados este ano com o Diploma de Mérito Ético, honraria que foi criada em 1986 e que, ao longo destes 36 anos, já alcançou algumas centenas de médicos que são legítimos exemplos àqueles que se iniciam na atividade. Do grupo de 2021 fazem parte vários profissionais que também marcaram presença no ensino médico. Ainda integram o rol, dentre outros, o Dr. Gerson Zafalon Martins, que foi presidente do CRM-PR e conselheiro pelo Paraná no CFM; pediatra Sérgio Pfeiffer, irmão da homenageada deste ano com a Medalha de Lucas; o Dr. Jupiter Velloz Silveira, que em 2003 recebeu a comenda inspirada no evangelista Lucas, Patrono dos Médicos; e a Dra. Maria Izabel da Fonseca Martins, pediatra, esposa do saudoso professor João Manuel Cardoso Martins, mentor da revista Iátrico e que também integrava a turma de formandos de 1971 da PUCPR (ele faleceu em novembro de 2014).
A relação completa de homenageados pode ser conferida em: bit.ly/jubileucrmpr2021.
A cerimônia pode ser acompanhada pelo canal do CRM-PR no YouTube (youtube.com/user/CRMPR) ou acessada diretamente pelo link bit.ly/diadomedico2021.
De Marechal Rondon
Na lista dos homenageados neste domingo está um profissional de Marechal Cândido Rondon. Trata-se do médico especialista em Ortopedia e Traumatologia, Milton Miguel Romeiro Berbicz, que construiu sua carreira em Marechal Rondon. Ele recebeu homenagem do Conselho de Medicina pelos 50 anos de profissão sem nenhum processo ético profissional, comemorados em 2021.

Milton Miguel Romeiro Berbicz com a esposa Dalva Ravasio (Foto: Divulgação)
O Presente