Fale com a gente

Marechal Marechal Rondon

Mesários começam a ser convocados; comarca terá 44 locais de votação

Publicado

em

Foto: Arquivo/OP

O Fórum Eleitoral de Marechal Cândido Rondon começou nesta segunda-feira (06) a convocar os mesários que devem trabalhar na eleição deste ano nos municípios de sua abrangência, que agora é formada por quatro cidades – além do município-sede, Quatro Pontes, Mercedes e Pato Bragado (Entre Rios do Oeste e Nova Santa Rosa foram transferidos no fim do ano passado para a comarca eleitoral de Santa Helena e Palotina, respectivamente).

No total, haverá 44 locais de votação e estão sendo convocados 785 mesários, que estarão distribuídos nas funções de presidente de mesa receptora, 1º secretário, 1º e 2º mesários e o suplente. Conforme o chefe do Fórum Eleitoral, Fábio Gealh, em Marechal Rondon haverá 32 locais de votação e estão sendo chamados 595 mesários; em Mercedes, são sete locais de votação e 75 mesários; em Pato Bragado, dois locais de votação com 60 mesários; e Quatro Pontes soma três locais de votação e 55 mesários. “O treinamento dos mesários acontece entre os dias 14 e 27 de setembro”, adianta.

Ele informa que apesar da relação dos convocados já ter sido elaborada, quem quiser se inscrever para ser convocado como mesário voluntário pode preencher solicitação no site do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (www.tre-pr.jus.br). “Pois é possível que surjam vagas em eventual substituição dos nomes que foram selecionados inicialmente”, afirma. “Trata-se de uma função pública muito importante, pois os mesários serão os representantes da Justiça Eleitoral em cada seção de votação, indispensáveis para a realização do pleito e o exercício da democracia”, enaltece.

 

Detalhes

Dentre os benefícios em trabalhar voluntariamente na eleição, Gealh explica que por turno eleitoral o mesário recebe um auxílio-alimentação de R$ 25 e para acadêmicos é concedido certificado extracurricular de 20 horas (por turno). “Todos os convocados têm direito a dois dias de dispensa do trabalho por dia de convocação, sendo que o dia de treinamento é considerado para este benefício”, informa.

Já quem não comparecer para trabalhar no dia da eleição está sujeito a algumas penalidades, revela. “Multa de até um salário-mínimo por turno e a pessoa está sujeita às penalidades do crime de desobediência (três meses a um ano de detenção mais multa)”, alerta.

 

Chefe do Fórum Eleitoral de Marechal Rondon, Fábio Gealh: “O treinamento dos mesários acontece entre os dias 14 e 27 de setembro” (Foto: Arquivo/OP)

 

 Benefícios

– O mesário recebe auxílio-alimentação de R$ 25

– A acadêmicos é concedido certificado extracurricular de 20 horas (por turno)

– Direito a dois dias de dispensa do trabalho por dia de convocação

 

Penalidades

Multa de até um salário-mínimo por turno

– Crime de desobediência (três meses a um ano de detenção mais multa)

 

O Presente

Copyright © 2017 O Presente