O campus de Marechal Cândido Rondon da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) foi representado, e bem, na Conferência Científica Latino-Americana, evento que aconteceu neste fim de semana em Foz do Iguaçu.
Recém egressa do curso de Zootecnia da Unioeste rondonense e agora mestranda da mesma instituição, Tânia Luiza Köhler faturou um prêmio de excelência na sessão Metabolismo e Nutrição Geral, com trabalho orientado pela professora Cinthia Eyng e intitulado “Impacto da inclusão dietética de grãos secos de destilaria sobre a saúde intestinal de frangos de corte”.
Apenas dez
Organizado pela Poultry Science Association, a Conferência Científica Latino-Americana contou com mais 700 congressistas, entre profissionais, estudantes e professores da área de avicultura.
Aproximadamente 210 trabalhos científicos foram selecionados e, entre estes, 68 foram avaliados em uma competição estudantil.
“Os resumos foram apresentados em inglês e apenas dez foram escolhidos para receber o Certificado de Excelência, como melhores trabalhos”, explica a orientadora do trabalho.

Rumo aos Estados Unidos
A estudante rondonense recebeu mil dólares para a participação no Encontro Anual do Poultry Science, evento que acontece na Philadelphia, Estados Unidos. “Além da premiação, a participação em uma competição científica com apresentação de trabalho em inglês foi uma experiência engrandecedora. Tive a oportunidade de conversar com estudantes e profissionais da área da avicultura do Brasil e de outros países, além de assistir palestras de pesquisadores que só conhecia dos artigos científicos”, conta Tânia.
A professora Cinthia, por sua vez, destaca a importância da representação em eventos como esse.
“Ver nossos alunos sendo reconhecidos em conferências renomadas é gratificante e demonstra a qualidade técnica dos estudantes de graduação e pós-graduação em Zootecnia da Unioeste. Espero que essa conquista inspire outros estudantes a enfrentar os desafios”, enaltece.

O Presente