Fale com a gente

Marechal Entrevista ao O Presente

“Meta é desburocratizar processos que envolvem obras públicas e privadas”, diz Alisson Ostjen

Publicado

em

Novo secretário municipal de Coordenação e Planejamento de Marechal Rondon, Alisson Ostjen: “Os trabalhos já foram iniciados e alguns projetos devem ser encaminhados para licitação ainda este mês” (Foto: Joni Lang/OP)

O engenheiro civil Alisson Ostjen foi nomeado, na última terça-feira (19), secretário municipal de Coordenação e Planejamento de Marechal Cândido Rondon para a gestão 2021/2024. A portaria foi assinada pelo prefeito Marcio Rauber e vice-prefeito Ilario Hofstaetter (Ila).

Em entrevista ao Jornal O Presente, Ostjen citou que o trabalho realizado de 2017 a 2019 como diretor de Engenharia trouxe conhecimento na área. Agora secretário, ele cita sobre alguns dos desafios à frente da pasta, adianta que a revisão do Plano Diretor é uma das grandes prioridades já para o início dos trabalhos, bem como a elaboração de projetos às outras secretarias da municipalidade e projetos visando à conquista de recursos para ampliar investimentos e obras, na sede e no interior. Confira.

 

O Presente (OP): O senhor, que foi diretor do Departamento de Engenharia, imaginava assumir a Secretaria de Coordenação e Planejamento?

Alisson Ostjen (AO): Esse período em que atuei como diretor da Secretaria de Coordenação e Planejamento foi muito importante, pois trouxe bastante conhecimento e aprendizado, tendo me preparado muito. Por ter recebido uma boa experiência e boa passagem na secretaria eu tinha a esperança de ser convidado, mas não sabia se aconteceria. Felizmente houve o convite e aceitei com alegria. Espero que esta segunda passagem pelo setor público seja ainda mais produtiva do que a primeira.

 

OP: Qual expectativa para a atuação pelos próximos quatro anos?

AO: A minha expectativa é de realmente muito trabalho. O prefeito Marcio e o vice Ila exigem sempre da equipe uma gestão eficiente, e isso faz com que se tenha recursos para obras e investimentos. A boa aplicação desses recursos começa justamente nos projetos elaborados pela pasta. O prefeito e vice deixaram claro que há muitos investimentos surgindo com o objetivo de atender a região central da cidade e os distritos com muita infraestrutura, bem como obras de uma forma geral. Esses projetos e obras terão início na Secretaria de Coordenação e Planejamento e nossa equipe está preparada para dar conta do recado.

 

OP: Existe alguma meta em específico à frente da pasta?

AO: As principais metas são desburocratizar os processos que envolvem obras públicas e privadas, dar mais celeridade à elaboração dos projetos dentro da secretaria e melhorar continuamente a fiscalização das obras. Os trabalhos já foram iniciados, inclusive alguns projetos devem ser encaminhados para licitação ainda este mês. Assim que a equipe estiver completa trabalharemos em cima desses projetos com força total.

 

OP: Quais os principais desafios do setor pensando em Marechal Rondon nos próximos anos?

AO: O principal desafio em se tratando de município com certeza é a aprovação (da revisão) do Plano Diretor. Esta revisão já era para estar vigente, porém está bem atrasada. Quero estreitar as relações com os vereadores para que a revisão do Plano Diretor possa entrar em vigor o quanto antes e, com isso, garantir que sejam atendidos os reais interesses do município.

 

OP: Quais são hoje as maiores demandas da secretaria?

AO: Atualmente, as principais demandas estão na elaboração de projetos para as outras secretarias municipais, bem como a aprovação de projetos para emissão de alvarás de construção.

 

TRAJETÓRIA

Alisson Ostjen é formado em engenharia civil pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e empresário do ramo de engenharia. Por três anos, de 2017 a 2019, foi diretor do Departamento de Engenharia da Secretaria Municipal de Coordenação e Planejamento. Integra a diretoria da Associação Regional de Engenheiros e Arquitetos.

 

O Presente

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

Copyright © 2017 O Presente