O Presente
Marechal

Missas e procissões marcam celebração do Corpus Christi em Marechal Rondon

Católicos se dedicaram à montagem de tapetes e foram às ruas para momentos de reflexão e bênção eucarística


calendar_month 8 de junho de 2023
2 min de leitura

A Igreja Católica comemora nesta quinta-feira (8) o dia de Corpus Christi, celebração do Corpo e Sangue de Cristo pela Eucaristia. A data é marcada pelos católicos que se reúnem em missas e solenidades tradicionais, como a montagem dos tapetes.

Em Marechal Cândido Rondon houve celebrações nas Paróquias Maria Mãe da Igreja e Sagrado Coração de Jesus.

A primeira aconteceu na Paróquia Maria Mãe da Igreja, sendo que, depois da celebração, os fiéis seguiram em procissão pelas ruas próximas com o Santíssimo Sacramento.

Na Paróquia Sagrado Coração de Jesus primeiro aconteceu uma missa e, na sequência, ocorreu a procissão dos fiéis com a Sagrada Eucaristia. As ruas próximas da Igreja foram decoradas pelos católicos para esta procissão, utilizando-se dos materiais disponíveis e da criatividade adequada para a ocasião.

O momento contou com pontos de parada para a reflexão própria desta solenidade litúrgica. Ao final foi realizada uma bênção eucarística.

Veja registros da procissão realizada no entorno da Paróquia Sagrado Coração de Jesus:

O que é

O feriado de Corpus Christi é explicado a partir de diferentes histórias, mas uma delas chama a atenção por tratar, segundo a igreja, de um milagre registrado após a descrença de um padre durante uma celebração religiosa.

A expressão Corpus Christi vem da língua latina e significa corpo de Cristo. No calendário católico, é uma festa que celebra a presença real de Cristo na Eucaristia – o Sacramento do Corpo e do Sangue de Jesus Cristo.

Conforme a Arquidiocese de Curitiba, durante a última ceia com os apóstolos, Jesus mandou que celebrassem a lembrança dele comendo o pão e bebendo o vinho que se transformariam em seu corpo e sangue.

Tradição nasceu na Itália

Durante uma procissão no norte da Itália um sacerdote se questionou sobre a presença de Cristo durante a eucaristia. Neste momento, o corporal, uma espécie de toalha usada na celebração, ficou ensanguentado.

A partir de então, a Igreja Católica passou a realizar procissões com o objetivo de celebrar “o corpo e o sangue de Cristo”.

O Presente
Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

 
Compartilhe esta notícia:

Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência aos seus visitantes. Ao continuar, você concorda com o uso dessas informações para exibição de anúncios personalizados conforme os seus interesses.
Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência aos seus visitantes. Ao continuar, você concorda com o uso dessas informações para exibição de anúncios personalizados conforme os seus interesses.