Um leitor de O Presente entrou em contato com a equipe de jornalismo, nesta semana, para relatar que a região próxima ao Clube Concórdia, em Marechal Cândido Rondon, está infestada de escorpião. Segundo ele, inclusive uma menor de idade teria sido picada por um escorpião dentro do seu apartamento e estaria internada. “Estamos clamando por resposta da Vigilância Sanitária. Já passa de mais de dez escorpiões adultos e filhotes encontrados nos últimos dias”, declarou ao O Presente.
A equipe de jornalismo entrou em contato com a Vigilância Sanitária para verificar sobre a situação.
O coordenador da Vigilância Sanitária, Marcos Dresch, esclareceu ao O Presente que a equipe realizou busca ativa no prédio no último dia 7, tendo em vista que uma moradora havia encontrado um escorpião. Além disso, segundo ele, foi encontrado mais um escorpião pela equipe durante o trabalho.
“Tanto o escorpião encontrado pela moradora quanto o segundo, localizado durante busca ativa, são da espécie Tytius Serrulatus (escorpião amarelo). Não há como saber a espécie do escorpião que picou a jovem de 18 anos, uma vez que a notificação da picada ainda não chegou à Vigilância Sanitária. Ao que consta, a jovem foi medicada com soro e já recebeu alta”, aponta o esclarecimento.
Marcos diz que a síndica do prédio foi orientada sobre medidas de limpeza a serem adotadas para evitar a proliferação de escorpiões. Ela também será intimada oficialmente.
Conforme o coordenador, existe incidência de escorpiões naquela região, mas não na quantidade relatada de dez escorpiões.
Marcos frisa que a equipe da Vigilância Sanitária deve adentrar ao Clube Concórdia para verificar a situação em que o mesmo se encontra.
O Presente