O Presente
Marechal

Moradores de Linha Palmital estão sem energia elétrica desde sexta-feira

calendar_month 20 de março de 2023
3 min de leitura

Na sexta-feira (17), um galho caiu em sobre a rede elétrica na Linha Palmital, localizada em Margarida, distrito de Marechal Cândido Rondon, danificando dois fios e deixando cinco moradores da região sem energia.

Segundo informações repassadas por moradores, a empresa responsável pela rede elétrica foi comunicada sobre o acontecimento. Na noite de sexta-feira uma equipe terceirizada foi até o local, removeu os cabos da estrada e foi embora. No sábado (18) foi feito outro comunicado de urgência à empresa responsável, solicitando o religamento; uma outra equipe foi atender o chamado.

Um morador do local, Olivio Herrmann, manteve contato com o pessoal da equipe para obter informações, quando foi informado que eles não poderiam realizar o serviço, pois atendem somente situação de emergência/religamento de chaves. Olivio, então, questionou se a situação deles não era de emergência, já que estavam sem energia, e, em resposta, foi informado que outra equipe faria o serviço de ligar os cabos.

No 0800 a previsão de religamento estava prevista para sábado, às 10h30. Ao meio-dia e sem nenhum retorno, o morador abriu outro chamado, com previsão de volta da energia até o final da tarde, o que não aconteceu.

Olivio abriu mais chamados durante o fim de semana e até a manhã desta segunda-feira o problema não obteve solução; os moradores continuam sem energia elétrica.

“Hoje em dia sem energia elétrica se torna inviável uma propriedade. Ordenha sem energia não tem, dai tu tem que improvisar, tive que adaptar no trator. Ontem, para não perder a produção leiteira, me vi obrigado a alugar um gerador para tocar o resfriador de leite para gelá-lo. Até então eu consegui fazer uma manobra com o freteiro que recolhe o leite e ele veio no sábado duas vezes para recolher. No domingo ele faz outra linha, ai ontem de manhã ele veio recolher, mas à noite tive que alugar um gerador para não perder a produção”, informou Olivio.

Ele também falou sobre como os demais moradores estão lidando com a falta de energia. “Os moradores aqui do lado, acredito que devem ter perdido [a produção de leite] porque eles não pegaram gerador. Os primeiros dois vizinhos da frente e o outro não têm produção leiteira, mas alugaram/pegaram um gerador emprestado de um cara em Margarida para não perder as carnes que são conservadas em freezer”, conta.

O rondonense informou também que está enfrentando problemas com o gerador que tem potência baixa e não suporta que ligue tudo ao mesmo tempo.

O vereador representante da linha vai enviar um ofício à empresa responsável solicitando esclarecimentos sobre o porquê dessa situação. “Isso é uma situação que não pode acontecer. É uma falta de respeito, de consideração com o homem do campo. É uma situação que eu não desejo a ninguém”, destacou.

Já havia sido feita uma solicitação à empresa responsável para que fosse feita a manutenção e retirada de galhos que estavam sobre a rede de alta tensão. Se tivesse sido feita, possivelmente o problema não teria ocorrido.

O Presente com Rádio Difusora

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

 
Compartilhe esta notícia:

Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência aos seus visitantes. Ao continuar, você concorda com o uso dessas informações para exibição de anúncios personalizados conforme os seus interesses.
Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência aos seus visitantes. Ao continuar, você concorda com o uso dessas informações para exibição de anúncios personalizados conforme os seus interesses.