Copagril
Marechal Amanhã

Mundo Senai apresenta oportunidades de carreira na área da indústria

Gerente da unidade Sesi/Senai em Marechal Rondon, Thiago D’Arisbo: “O evento traz oportunidades de interação em um ambiente propício para o contato com o conhecimento e com o universo das profissões industriais, para ajudar o jovem a decidir com mais segurança qual carreira profissional deseja seguir” (Foto: Arquivo/OP)

 

A Unidade Sesi/Senai de Marechal Cândido Rondon será um, dentre os vários polos da instituição espalhados por todo o Brasil, a abrir as portas à comunidade, estudantes e empresários para a edição 2018 do maior evento voltado à educação profissional, o Mundo Senai, que acontece nesta quinta-feira (08), das 08 às 22 horas. Somente no Paraná, o evento será realizado em 40 unidades, atendendo todas as regiões do Estado. A expectativa é que cerca de 30 mil pessoas participem das atividades gratuitas, que contarão com palestras, oficinas, visitas guiadas para apresentar opções de cursos à disposição e outras iniciativas de qualificação para o trabalho na indústria.

Realizado anualmente desde 2009, o evento tem como proposta despertar o interesse pelas diversas profissões industriais, facilitando a escolha profissional, estimulando a interação entre estudantes e fomentando as parcerias entre as empresas e a instituição. Além disso, segundo o gerente da unidade Sesi/Senai em Marechal Rondon, Thiago D’Arisbo, o Mundo Senai também é uma oportunidade para jovens conhecerem mais sobre a indústria, além de ajudá-los a descobrir os caminhos que a instituição oferece para a formação profissional. “O evento traz oportunidades de interação em um ambiente propício para o contato com o conhecimento e com o universo das profissões industriais, para ajudar o jovem a decidir com mais segurança qual carreira profissional deseja seguir”, destaca.

Casa do Eletricista ESCAVAÇÕES

A gama de oportunidades, no entanto, não se restringe apenas aos jovens, como também aos familiares, empresários e toda a comunidade em geral, que terão a chance conhecer quais são as propostas que o Senai tem para a educação profissionalizante.

 

Programação

Na unidade rondonense, a programação será realizada nos três períodos, das 08 às 12 horas, das 13h30 às 17h30 e das 18h30 às 21h30, respectivamente. Conforme o gerente da unidade, todos os educandários de Marechal Rondon e cidades da região estão convidados para participar do evento. “Nossa expectativa é de cerca de 500 participantes, mas normalmente esse número é ultrapassado.  Quem vier terá a oportunidade de, através de um roteiro especial, visitar todas as oficinas e laboratórios, conhecendo por completo a estrutura e os serviços oferecidos pela instituição”, comenta.

No evento, os visitantes poderão conferir demonstrações de alunos e docentes sobre máquinas e equipamentos existentes na indústria, em diversas ocupações. Também poderão participar de minicursos gratuitos, para que assim possam ter uma visão do portfólio Senai. “Teremos demonstrações vinculadas aos serviços que ofertamos, como os cursos técnicos em Qualidade, Eletromecânica e Mecatrônica, que são desenvolvidos de forma presencial e semipresencial, o EJA (Educação de Jovens e Adultos) semipresencial, o Colégio Sesi, que vem com uma metodologia diferenciada na educação em nível de Ensino Médio, e também os cursos de graduação que ofertamos através da Faculdade da Indústria”, explica D’Arisbo.

Segundo ele, o Senai oferece educação profissionalizante através de cursos de aprendizagem, qualificação, aperfeiçoamento, técnicos e de graduação. “Hoje, os cursos mais procurados são de qualificação, na área de eletricista, curso de soldador e cursos em Qualidade, Eletromecânica e Mecatrônica”, expõe.

 

Educação profissional

Atualmente, o Senai é um dos cinco maiores complexos de educação profissional do mundo e o maior da América Latina. Seus cursos preparam trabalhadores para diversas áreas da indústria brasileira, desde a iniciação profissional até a graduação e pós-graduação tecnológica.

A educação profissional é uma área promissora que beneficia o estudante. Em muitos casos, ele termina os cursos técnicos com boa possibilidade de contratação. Dados nacionais do Senai apontam que 70% dos estudantes que terminam um curso técnico conseguem emprego na indústria. O Senai no Paraná oferta cursos técnicos nas modalidades presencial e semipresencial e cursos rápidos em mais de 30 áreas para quem deseja desenvolver novas habilidades. “Hoje buscamos os conceitos e as tecnologias mais atuais no sentido da eficiência energética, economia de recursos e reaproveitamento de materiais. Além disso, a nossa indústria busca conceitos das tecnologias 4.0 para se manter no mercado e se tornar competitiva”, enaltece D’Arisbo, que ainda acrescenta ser indispensável para aqueles que buscam uma qualificação para inserção no mercado de trabalho ou até mesmo para se manter nele estar alinhados às tecnologias. “E não há outro caminho para isso senão a educação profissionalizante. Acreditamos muito no poder transformador da educação profissionalizante, e as nossas oficinas, metodologias de ensino, são adequadas a essa nova era”, finaliza.

 

O Presente

TOPO