Recentemente foi realizada a Assembleia que definiu os representantes não governamentais da sociedade civil que farão parte da primeira composição do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Marechal Cândido Rondon (COMUDER). A criação do Conselho representa um importante avanço na defesa, promoção e garantia de direitos da população rondonense com deficiência.
A criação e composição do COMUDER estão formalmente publicadas no Diário Eletrônico do Município, garantindo transparência e oficialidade ao processo. A instalação do Conselho fortalece os mecanismos de participação social e contribui para o desenvolvimento de políticas públicas voltadas à promoção da inclusão e defesa dos direitos das pessoas com deficiência no município.
O COMUDER terá papel consultivo, deliberativo e fiscalizador, atuando em ações, políticas públicas, estudos e propostas que assegurem acessibilidade, inclusão, dignidade e participação social.
Representantes eleitos:
Entidade que atua na área da deficiência auditiva:
Titular: Pedro Henrique Rossi Wenzel
Suplente: Jean Michael Lira Santos
Entidade que atua na área da deficiência física:
Titular: Irena Firminia Bartzen
Suplente: Luciano Tibério
Entidades que atuam na área da deficiência intelectual, múltipla ou autismo:
Titular: Ivone Ricardi Sannane
Suplente: Gracieli Cristina Sulzbach Vieira
Titular: Beatriz Helena Kuhn
Suplente: Hugo Pichler
Pessoa física representante da área de deficiência visual:
Titular: Waldemar Helmut Bunzel
Suplente: Pâmela Patrícia Petry
Representante familiar ou responsável legal por pessoa com deficiência residente no município:
Titular: Cleide Cristina Correia Francisco
Suplente: Joice dos Santos Costa

A partir da posse e instalação do Conselho, os membros atuarão em conjunto com o poder público, entidades e sociedade civil para propor ações, acompanhar políticas setoriais, ampliar debates e fortalecer redes de apoio.
A prefeitura de Marechal Rondon destaca que o Conselho será um importante instrumento consultivo e deliberativo, atuando de forma integrada com o poder público e sociedade civil para ampliar debates, acompanhar políticas setoriais e promover ações voltadas à inclusão, acessibilidade e igualdade de oportunidades.
Com assessoria
Clique aqui e participe do nosso grupo de notícias no WhatsApp
