Fale com a gente

Marechal

Nomeado diretor, Wild pretende otimizar atendimentos no 24 Horas

Publicado

em

 

O Presente

Diretor-técnico da Unidade de Saúde 24 Horas, Fernando Wild: Há muito a ser realizado: planejamento, otimização de programas, melhorias no setor de agendamento e recepção. Estamos começando praticamente do zero

 

O médico Fernando Wild é o novo diretor-técnico da Unidade de Saúde 24 Horas de Marechal Cândido Rondon. O profissional foi anunciado na quarta-feira (04) pela secretária municipal de Saúde, Marciane Maria Specht. Wild é clínico-geral, formado pela PUC de Porto Alegre em 1988, e possui especialização em clínica médica, pós-graduação em Administração hospitalar e pós-graduação em Perícia médica. Wild também se formou, há dez anos, em Direito. Esta é a segunda oportunidade em que Wild desempenha funções no setor público, sendo a primeira delas no Estado do Rio Grande do Sul.

Perguntado sobre os trabalhos a serem desenvolvidos, a considerar que a saúde é um setor bastante complexo, Wild diz que haverá mudanças na unidade, especialmente em se tratando de protocolo de atendimento. É necessário implantar um protocolo de atendimentos clínicos, assim como otimizar o setor de agendamento e recepção, expôs ao O Presente, acrescentando que amplas mudanças devem ocorrer com o início dos atendimentos na Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

Wild ressalta que foi cobrado muito empenho por parte de toda a equipe do 24 Horas e que cada profissional tem conhecimento sobre suas atribuições, independente da função, se é enfermeira, atendente, médico ou motorista. Foi sugerido que os colegas exerçam os seus trabalhos pensando que podem estar um dia do outro lado como pacientes e como gostam de ser tratados. A gente foi colocado em uma circunstância, menciona.

 

Protocolo de Manchester

Em vigor nas mais diversas cidades e Estados do Brasil está o sistema de classificação de risco nos serviços de urgência e emergência, cujo objetivo é garantir atendimento prioritário conforme risco de morbidade e mortalidade. O município rondonense conta com o Protocolo de Manchester, a partir do qual são distribuídas pulseiras com diversas cores de acordo com a gravidade do paciente.

O novo diretor do 24 Horas comenta que o protocolo deve ser implantado de forma oficial e novamente ensinado à população. Este é o primeiro ponto, destaca, enquanto o segundo trata dos trâmites administrativos. As pessoas têm muito conhecimento sobre seus direitos, mas, às vezes, se esquecem de que também têm deveres quanto à ordem, conduta e bom comportamento dentro da unidade, salienta.

Conforme Wild, mensalmente a unidade 24 Horas recebe entre cinco e sete mil usuários. Este é um número, mas nos ambulatórios deve ser maior, podendo se aproximar de dez mil atendimentos ao mês. O prefeito ordenou que todos os profissionais desempenhem o seu melhor. Há muito a ser realizado: planejamento, otimização de programas, entre outros. Estamos começando praticamente do zero e a nossa intenção é prestar serviços cada vez melhores à comunidade, enfatiza.

 

Funções

A secretária de Saúde, Marciane Specht, enfatiza que as funções do diretor-técnico são de fundamental importância para o funcionamento do 24 Horas, desde o atendimento à população, a qualidade da prestação de serviços, até a coordenação do trabalho dos médicos e enfermeiras.

O Fernando Wild é um profissional de grande capacidade e profundo conhecimento, e sua atuação será um importante diferencial no atendimento aos usuários da unidade de saúde, afirma Marciane, que é funcionária de carreira do município, formada em Enfermagem há 12 anos, pós-graduada em Centro cirúrgico, pós-graduada em Urgência e emergência e que atua na área da saúde desde 2004 em Marechal Rondon. Por dois anos, Marciane foi secretária de Saúde no município de Pato Bragado e por um ano foi diretora de Saúde em Santa Helena.

Copyright © 2017 O Presente