Copagril
Marechal

Nova sede da Acimacar completa um mês de funcionamento

 

Divulgação

 

Um indicativo de solidez e visão de futuro é o fato de uma entidade representativa da classe empresarial construir sua própria sede (e são poucas que já conseguiram tal feito).

Depois de uma década de discussões e análises sobre a viabilidade de construção de uma nova sede, a Associação Comercial e Empresarial de Marechal Cândido Rondon (Acimacar) concretiza um sonho e uma necessidade.

Casa do Eletricista ESCAVAÇÕES

O crescimento exponencial em 48 anos de atividade, que passou de cerca de 60 associados para 1.600 no período, demandava um novo espaço para atendê-los com maior conforto e em maior número, além de poder acomodar melhor os funcionários e trazer novos serviços e produtos.

Em apenas 10 meses, a nova estrutura da entidade com 1.613 metros quadrados foi construída em um investimento de R$ 5,5 milhões. Inaugurada em 30 de dezembro de 2016, as novas instalações estão em pleno funcionamento e com todos os setores organizados.

A estrutura possui estacionamento com 75 vagas, amplo auditório com capacidade para 200 pessoas, duas salas de treinamentos, duas salas de reuniões, elevador, sonorização, iluminação e ventilação com controle por tablets, sistema de circulação de ar, cisternas para reaproveitamento de água, banheiros adaptados e área administrativa.

Associada há 34 anos, Voni Berta do Amaral ficou admirada com a estrutura. Na opinião de Voni a entidade merecia um novo espaço. Todos crescemos juntos com a Acimacar nestes anos e vejo que isto só foi possível porque é um trabalho sério e de comprometimento. O prédio antigo se tornou pequeno, precisávamos de algo novo. Gostei muito das novas instalações e é um espaço merecido para mais treinamentos e crescimento profissional, opina.

 

Inauguração

Na ocasião da inauguração, o presidente da Acimacar, Paulo Rodrigo Coppetti, agradeceu a todos os envolvidos desde as primeiras tratativas até a conclusão do projeto. Tive sorte de poder inaugurar a nova sede na minha gestão, mas que estava há 10 anos sendo pensada e preparada. A partir de agora temos um local que atende a todas as necessidades do quadro associativo que possuímos por pelo menos os próximos 30 anos, afirma.

 

Coppetti observa que a entidade possui grande engajamento em todos os setores e defende causas que vão além de sua obrigação como associação empresarial, o que reflete no bem comum. Pertencemos a Marechal e temos um papel de grande importância para a comunidade e não apenas para o empresariado. Lutamos por questões que beneficiam a todos e, portanto, esta obra não é apenas para a classe empresarial, mas à região em que estamos envolvidos, diz.

Com a intenção de homenagear os fundadores da Acimacar e também os desbravadores da cidade, foi realizada a instalação do Memorial dos Pioneiros, junto à sede. O Memorial foi idealizado e esculpido pelo escultor Hédio Strey.

A escultura foi criada na gestão da ex-presidente Ana Carolina Seyboth e é uma maneira de reconhecer os pioneiros de duas grandes empreitadas: a colonização de uma cidade e a criação de uma associação comercial. Somos gratos e felizes por homenageá-los aqui, afirma Coppetti.

O deputado estadual, Elio Rusch, presente na ocasião, afirma que a homenagem é justa. Eles foram os primeiros a acreditarem no potencial deste lugar, então nada mais justo do que presenteá-los com o Memorial. Sempre digo que quem não tem passado, não tem história e se Marechal tem história, assim como a entidade, que possamos contá-la começando por estes homens corajosos.

Sobre a inauguração, o deputado enfatiza que a obra é resultado de um trabalho sério, e um presente para Rondon. A Acimacar representa a vontade e a importância de uma classe. Para um município ainda jovem, poder desfrutar de uma entidade com este espírito empreendedor é gratificante. A sede é muito bonita, oferece conforto para os trabalhadores e associados e é ainda mais um cartão de visita para a cidade. Perto do Parque Ecológico e do Teatro embeleza ainda mais Marechal. Quero parabenizar a Acimacar por ser uma referência; convivo com outras associações e vejo que ela tem se diferenciado, destaca.

Para o segundo vice-presidente da Acimacar, Josué Maioli, a nova sede é um orgulho para todos que já passaram pela entidade.

Há muito tempo quando cogitamos este projeto começamos regularizando a sede antiga, arrecadando fundos e trabalhando para que um dia acontecesse. Fazer parte desta conquista é um orgulho muito grande porque nossos empresários merecem, são batalhadores, guerreiros e a nova sede nos dá mais fôlego e coragem para fazer mais e mais, trazer produtos, serviços e conseguir que toda a classe empresarial possa se desenvolver.

Para João Marcos Gomes, na ocasião ainda presidente da Câmara de Vereadores, a inauguração é histórica e uma demonstração de que momentos difíceis se vence com trabalho.

Parabenizo a coragem da entidade que mesmo em meio a crise mostrou que se enfrenta dificuldades trabalhando, movimentando todo o setor produtivo de Marechal, a indústria da construção civil, o comércio, o setor moveleiro e outros. A Acimacar faz o seu papel de associação servindo como um farol, norteando seus associados, dando segurança e exemplo.  Ela mostra que acredita no desenvolvimento do município e segue esse caminho, sem desanimar, mas fazendo acontecer. Esta sede honra os empresários rondonenses e a todos que fazem parte dessa história, salienta.

O presidente da Federação das Associações Comerciais do Paraná (FACIAP), Guido Bresolin Júnior, afirma que a Acimacar é um exemplo de associativismo para o Brasil. Em nome das 295 ACES do Estado quero parabenizá-los por esta sede. Aprendi muito com esta associação, que nos ensina a fazer diferença, mostra força e não só pela obra que se consolida, mas nas ações. A Acimacar é um exemplo ímpar no país, com energia e força que mostra a verdadeira face do associativismo com mobilização e trabalho. Parabenizo-os e meu pedido é que vocês continuem, mesmo nesse período conturbado, tentando manter as instituições, sendo líderes e apoiando a comunidade de empresários.

TOPO