Fale com a gente

Marechal Obras 8,5% concluídas

Nova sede do Batalhão de Polícia de Fronteira começa a ganhar forma

Publicado

em

(Foto: Divulgação/BPFron)

A semana foi especialmente movimentada para o Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFron) da Polícia Militar (PM). Além das ações rotineiras e constantes de combate ao crime transfronteiriço, o batalhão comemorou dez anos de criação na segunda-feira (06). A unidade da PM foi criada a partir do decreto 4.905, de 06 de junho de 2012, e inaugurada em 25 de julho do mesmo ano.

De acordo com o comandante do BPFron, André Cristiano Dorecki, o batalhão tem muito a comemorar. “Gostaríamos de salientar o prestígio que recebemos com a presença das autoridades e da população na solenidade de dez anos do BPFron. Tivemos a presença de praticamente todas as instituições de segurança pública, defesa e fiscalização estadual, federal ou municipal, assim como de autoridades dos três poderes, sejam federais, estaduais ou municipais”, enaltece ao O Presente.

Prestes a alcançar o marco de R$ 1 bilhão de prejuízo ao crime organizado, Dorecki afirma que a estimativa é ampliar ainda mais o alcance das ações do batalhão. “Dentro da realidade que hoje encontramos na região de fronteira do Paraná, temos expectativa positiva no fortalecimento do nível de segurança e da tranquilidade para a nossa população. Nos próximos anos, o maior dos nossos desafios é expandir ainda mais a atuação do BPFron no território paranaense”, ressalta.

 

Obras a todo vapor

As comemorações alusivas à década de atuação do BPFron são reforçadas com o avanço da obra da nova sede da 1ª Companhia em Marechal Rondon. “Temos muito a comemorar nesse período em face da construção do batalhão, que iniciou em meados de janeiro. A obra encontra-se com 8,5% da parte construída, com previsão de entrega para o final do ano que vem ou início de 2024”, informa.

Ao O Presente, ele destaca que há muitas expectativas quanto ao novo espaço do batalhão. “As nossas expectativas só podem ser as melhores, visto que a infraestrutura tanto da sede de Marechal Rondon quanto da futura 2ª Companhia em Guaíra e da sede existente em Santo Antônio do Sudoeste visam atender melhor a nossa população e dar melhores condições de trabalho aos nossos policiais. Tudo isso vai potencializar os trabalhos que vêm sendo realizados pelo BPFron da Polícia Militar do Paraná”, assegura.

 

Atende à necessidade

Quem também tem acompanhado as obras da nova sede do BPFron é o comandante do Comando de Policiamento Especializado (CPE), coronel Mário Henrique do Carmo. Ele veio à região em virtude da solenidade de aniversário do BPFron e cumpriu uma agenda de visitas no Oeste.

O coronel ressalta que a busca por boas estruturas aos colaboradores é um dever dos administradores modernos, visto que boas condições propiciam o exercício das atividades previstas com mais tranquilidade. “Estive observando o projeto da construção da nova sede em Marechal Rondon e é muito adequada, planejada e estruturada para atender a real necessidade dos operadores de fronteira. O novo espaço vai contar com todos esses locais necessários para que o operador tenha muita tranquilidade na hora que sair ao trabalho e, principalmente, na hora que retorna à base para voltar ao seu lar”, enfatiza.

 

“Contra números, não há argumentos”

O comandante do Comando de Policiamento Especializado enalteceu durante sua visita o bom desempenho do BPFron em seus trabalhos na fronteira. “Contra números, não há argumentos. O batalhão faz um excelente trabalho nesta região crítica do nosso Estado. Sabemos que a região tem os seus problemas, mas a atuação do Batalhão de Fronteira está causando grandes prejuízos para o crime organizado. Além disso, percebemos também uma grande evolução, porque esses números estão cada vez maiores. O Batalhão de Fronteira está no caminho certo”, frisa.

Ao O Presente, o coronel revela que em breve será realizada uma ação para renovação das viaturas do batalhão. “O próprio comandante (do BPFron) sinalizou que estão providenciando novas embarcações. Vamos ajudar nisso para que essas aquisições cheguem o quanto antes na região de fronteira”, amplia.

 

Visita proveitosa

Segundo ele, será positivo o feedback da visita repassado ao comandante-geral da Polícia Militar do Paraná, Hudson Leôncio Teixeira. “A visita tem sido proveitosa. Gostei do que vi e, principalmente, do que está projetado para o futuro. Também estive em Guaíra observando a construção da nova sede da companhia e fiz contato com o delegado da Polícia Federal de Guaíra, o qual nos mostrou a base onde os operadores do BPFron operam em conjunto com a Polícia Federal e outros órgãos. Trata-se de um serviço extremamente profissional com olhos aos crimes praticados na área de fronteira”, evidencia.

Carmo teve a oportunidade de ver de perto o funcionamento do batalhão. “Tive conhecimento sobre como o Batalhão de Fronteira opera, o que foi fundamental para mim, como comandante de Policiamento Especializado. Tive também o privilégio de embarcar e percorrer o Lago de Itaipu junto com os operadores na base Cobra, em Entre Rios do Oeste. Precisamos enaltecer o trabalho desses guerreiros”, finaliza.

Comandante do Comando de Policiamento Especializado (CPE), coronel Mário Henrique do Carmo, cumpriu agenda na região nesta semana: “Gostei do que vi e, principalmente, do que está projetado para o futuro” (Foto: Divulgação/BPFron)

 

Operação Tríade III

O BPFron coordenou na terça-feira, das 16 às 22 horas, a Operação Tríade III, sob supervisão do Comando de Policiamento Especializado. A operação teve como foco a realização de abordagens na região fronteiriça do Estado do Paraná.

BPFron, Polícia Rodoviária Estadual, Batalhão de Polícia Ambiental, Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária, Batalhão de Operações Especiais e outras unidades da PMPR atuaram de maneira conjunta na operação.

A atuação resultou na apreensão de três volumes de contrabando e duas pessoas presas, sendo uma delas com mandado de prisão em aberto pelo crime de estupro. Ao todo, foram abordadas 214 pessoas e 104 veículos.

 

O Presente

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

Continue Lendo

Facebook